"Você tortura os outros para que os outros não possam torturá-lo."
Sinopse: Além dos rochosos Cárpatos, na Transilvânia do início do século 16, após uma árdua viagem, Janos Horvathy chega ao castelo de Poenari, com a missão de descobrir a verdade sobre o conde Vlad Tepes, antigo voivoda, comandante militar, da Valáquia. Para atingir seu objetivo, deverá se encontrar com as três pessoas que foram mais próximas do nobre durante sua turbulenta existência.
O primeiro relato é de Ion Tremblanc, antigo cavaleiro e amigo de Vlad, prisioneiro há anos. O segundo é Ilona Ferenc, a única mulher que ele amou - e a quem teve de sacrificar. O terceiro é do irmão Vasilie, um ermitão que fez as vezes de confessor de Drácula durante anos e quebrou seu silêncio para revelar a história do homem que sempre seria lembrado como "O Empalador". Os três testemunhos se entrelaçam para criar um relato detalhado do lendário personagem Vlad Tepes.
Sedutor e assustador, sua história não é a de um monstro, mas de um homem e suas contradições. Considerado "filho do diabo", foi tirano e governante, cruzado e matador, torturador e herói, amante e assassino. Mesclando lendas e fatos, e os une em um romance monumental de sangue, amor e terror.
"Vlad se curvou e arrancou o pano da mesa. Cálices e talheres, jarras e árvores de línguas de serpente ergueram-se, caíram, chocaram-se, quebraram. E então todos viram que os mais nobres dos convidados não estavam comendo sobre uma mesa. Estavam comendo sobre um caixão."
Vlad Tepes sem dúvida é uma figura bastante enigmática e interessante, sem falar que serviu de inspiração para a criação do vampiro mais famoso do mundo, Drácula. O livro trás não só fatos históricos como também o autor da vida a sua história através dos possíveis mitos ou não da vida de Vlad como; as milhares de pessoas sendo empaladas enquanto ele jantava, um aristocrata tendo seu chapéu pregado na cabeça após ter se recusado a tirá-lo na frente do príncipe, a morte de Elizabetha e qual teria sido realmente o fim de Vlad Tepes.
O que mais incomoda é o fato dele ficar o tempo todo dando explicações sobre seus atos, ele pesa bastante a mão quando os atos de crueldade começam e a justificativa é que ele entregou uma Valáquia livre de violência, o comércio se expandindo, e a luta para defender o povo dos ataques turcos.
A gente já entendeu né Vlad. O canal Fantasticursos postou um vídeo já faz algum tempo fazendo um comparativo entre Vlad Tepes e a Daenerys quando o último episódio de Games of Thrones foi ao ar, questionando se eles eram realmente; tiranos, loucos ou um produto de seu tempo?
O trabalho de pesquisa histórica feita pelo autor foi bastante árdua pelo fato de não ter muitos registros sobre o voivoda além daquilo que era escrito pelos seus inimigos, até mesmo sua morte é bastante incerta. Apesar do autor ter usado o clássico Drácula de Bram Stoker (que tem post sobre ele aqui) e O Príncipe de Maquiavel para a criação de sua história, a narrativa é bem mais seca e crua, mais pé no chão e dando abertura para o leitor tirar suas próprias conclusões sobre as ações do voivoda. É uma figura que desperta bastante a minha curiosidade e gostei muito de ter lido, a narrativa é fluida, um pouco lenta as vezes mas muito envolvente. Eu recomendo muito a leitura dele caso tenha curiosidade de conhecer e claro que eu super recomendo a leitura de Drácula. Vou deixar aqui embaixo o link de compra na Amazon, lembrando que adquirindo esse ou qualquer outro título através deste link você ajuda o blog.
É isso, se você gostou deixe um comentário ou compartilhe e até mais!!!
Post: Drácula
Canal do Youtube: Fastasticursos
Link de compra na Amazon
Vlad - A Última Confissão: https://redir.lomadee.com/v2/3016d5a14a
Drácula de Bram Stoker: https://redir.lomadee.com/v2/30e2e202e0
LIVRO LIDO
Vlad - A Última Confissão
C. C. Humphreys
Editora: Record
Ano: 2010/ Páginas: 462