Pesquisar este blog

Inicio

sábado, 16 de novembro de 2019

A TEMPESTADE


Sinopse: Uma ilha é habitada por Próspero, Duque de Milão, mago de amplos poderes, e sua filha Miranda, que para lá foram levados à força, num ato de traição política. Próspero tem a seu serviço Caliban, um escravo em terra, homem adulto e disforme, e Ariel, o espírito servil e assexuado que pode se metamorfosear em ar, água ou fogo. Os poderes eruditos e mágicos de Próspero e Ariel combinam-se e, depois de criar um naufrágio, Próspero coloca na ilha seus desafetos (no intuito de levá-los à insanidade mental) e um príncipe, noivo em potencial para a filha. Se o amor acontece entre os dois jovens, se a vingança de Próspero é bem-sucedida, se Caliban modifica-se quando conhece os poderes inebriantes do vinho numa cena cômica com outros bêbados, tudo isso Shakespeare nos revela no enredo desta que por muito é considerada sua obra-prima - uma história de dor e reconciliação.  


Resultado de imagem para a tempestade shakespeare"


Sem dúvida é uma peça cheia de fantasia, mitologia, vingança, romance e perdão. É uma peça completa.
Mas infelizmente não me agradou muito, ao longo na narrativa ela trata sobre a vingança, porém quando chega no final você percebe que a peça é mais sobre perdão, porque o personagem principal acaba tomando algumas atitudes que são bem inesperadas justamente por conta da vingança que permeia a narrativa. Eu achei uma peça bem confusa principalmente quando os personagens resolvem dialogar, e são muitos. 
Tem um momento em que quatro personagens estão dialogando, e esses diálogos se intercalam mas ai dois conversam entre si ao mesmo tempo e de repente um quinto que você nem lembrava da existência aparece e vira uma miscelânia.

Apesar de estar em um livro que contém comédias, eu não consigo enxerga-la como uma comédia, eu achei bem confusa, das quatro peças que estão no segundo volume do Box Grandes Obras de Shakespeare essa foi a que eu menos gostei, menos até do que A Megera Domada. Os diálogos são estranhos, as vezes os personagens não falam coisa com coisa é uma peça bem esquisita, eu não sei se eu não entendi direito, muito provavelmente deve ser isso, mas no futuro pretendo fazer uma releitura dela pra tirar essa má impressão que eu fiquei com essa peça. Essa foi a última peça do segundo volume de título Comédias que faz parte do Box Grandes Obras de Shakespeare. A próxima leitura será do terceiro volume de título Peças Históricas que faz parte do mesmo box, e contém quatro peças: Ricardo III, Ricardo II, Júlio César e Antônio e Cléopatra. E a primeira a ser lida será Ricardo III. Essa leitura faz parte do projeto Lendo Shakespeare, eu vou deixar aqui o link da compra na Amazon.
É isso, se você gostou deixe um comentário ou compartilhe até mais!!!

Link de compra na Amazon

Box Grandes Obras de Shakespeare: https://redir.lomadee.com/v2/3203c2a4da6
A Tempestade: https://redir.lomadee.com/v2/32043524870


Resultado de imagem para a tempestade shakespeare"

"DITO POR PRÓSPERO
Os meus encantos se acabaram,
E as minhas forças, que restaram,
São fracas, e eu sei verdadeiro
Que ou cá me fazem prisioneiro
Ou podem me mandar pro lar.
Não me obriguem a ficar - 
Já que ganhei o meu ducado
E quem fez mal foi perdoado - 
Nesta ilha que é só deserto,
Lançando-me encontro esperto.
Quebrem os meus votos vãos
Com a ajuda de suas mãos;
Minhas velas, sem suas loas,
Já murcham as propostas boas,
Que eram de agradar. Não tenho
Mais arte, espírito ou engenho:
Meu fim será desesperação
Se não tiver oração,
Que pela força com que assalta
Obtém mercê pra toda falta.
Quem peca e quer perdão na certa
Por indulgência me liberta."

Resultado de imagem para a tempestade shakespeare"Resultado de imagem para a tempestade shakespeare"Resultado de imagem para a tempestade shakespeare"
Resultado de imagem para a tempestade shakespeare"Resultado de imagem para a tempestade shakespeare"
Resultado de imagem para a tempestade shakespeare"Resultado de imagem para a tempestade shakespeare"
Resultado de imagem para a tempestade shakespeare"


LIVRO LIDO

Grandes Obras de Shakespeare - Comédias - Volume 2
Obra Lida: A Tempestade
William Shakespeare
Editora: Nova Fronteira
Ano: 2017/Páginas: 448

Nenhum comentário:

Postar um comentário