"Os mortos viajam depressa"
Tudo começa quando Jonathan um advogado viaja para a Transilvânia para conhecer o Conde Drácula que quer comprar uma casa na Inglaterra, e ao longo dessa longa viajem Jonathan faz várias paradas em alguns vilarejos e quando ele conta pra onde está indo as pessoas ficam assustadas e tentam convence-lo de não ir e uma mulher até chega a dar um crucifixo pra ele.
O caminho é todo estranho e quando ele finalmente chega no castelo é um lugar extremamente sombrio e assustador, ele bate a porta e quem o recebe é o próprio Conde uma figura impossível de se dizer a idade, então Jonathan começa a mostrar para o Conde algumas opções de propriedades mas o interesse dele é ir para Carfax que fica nas redondezas de Londres, até então era pra ser uma viajem curta mas o Conde acaba enrrolando o Jonathan fazendo com que ele fique um mês, conforme o tempo vai passando ele percebe que se tornou um prisioneiro e descobre que o Conde não é a coisa mais comum quando ele vê o conde descendo as paredes do castelo de cabeça para baixo como se fosse um lagarto, então Jonathan começa a escrever cartas para a noiva Mina que o próprio Conde intercepta e começa a ditar para Jonathan como elas devem ser escritas e ele mesmo as remete.
Enquanto o Jonathan é prisioneiro o Conde então resolve ir para Inglaterra em um navio levando consigo uma quantidade razoável de caixões cheios de terra da Transilvânia, é uma viajem terrível onde todos os tripulantes são mortos, quando ele finalmente chega a Inglaterra várias coisas estranhas começam a acontecer até que ele some da história.
Lucy que é a melhor amiga de Mina é a jovem mais bonita da cidade e noiva de um médico, porém é sonambula. E um dia no meio da noite ela sai de casa e começa a vagar pela cidade e quando Mina acorda percebe que Lucy não está na cama e decide ir atrás, quando Mina encontra a amiga ela a vê sentada em um banco de uma praça e percebe que tem uma figura escura meio indefinida em cima dela, morrendo de medo ela vai até lá e a figura some, Lucy está quase desmaiada e Mina vê que tem dois furos no pescoço de Lucy e a partir dai coisas estranhas começam a acontecer com ela, o noivo sem saber o que está acontecendo não consegue resolver e chama Van Helsing para ajuda-lo. Quando Van Helsing examina a moça já sabe o que aconteceu e começa uma corrida contra o tempo, mas Lucy se torna uma morta-viva e começa a atacar crianças e bebês atrás de sangue e Van Helsing sabe que é Lucy que está fazendo isso e decide que precisa ir até o tumulo da moça e cortar sua cabeça, mas o noivo não deixa até que um dia o noivo a vê fazendo isso e deixa Van Helsing cortar a cabeça dela.
O tempo passa e Jonathan consegue fugir do castelo e se casa com a Mina, eles voltam para a Inglaterra e conhecem Van Helsing que lê o diário de Jonathan e descobre que ele conheceu o Conde Drácula e que ele é a causa de todos os horrores que estão acontecendo na cidade e a partir dai todos decidem se juntar para caçar o Conde Drácula...
"Bem-vindo à minha casa! Entre livremente, e por sua própria vontade!"
O livro tem várias entradas de diários, algumas cartas e artigos de jornais mas é considerado um romance epistolar. Foi a primeira vez que tive contato com um livro de terror e achei que foi bem tranquila a leitura, tem algumas cenas que dão um certo medo como a primeira parte do livro quando o Jonathan está no castelo que é bem desconfortável, mas pra mim as piores partes eram quando o Van Helsing começava a traçar e a descrever o perfil psicológico, sua história e a aparência do Drácula, depois que eu lia eu fechava o livro e começa a pensar naquilo e então eu comecei a ter uma ideia de como é e o que era o Drácula foi muito assustador, me fez dormir uma noite de luz acesa. Toda aquela imagem pré-concebida do vampiro encantador e sensual que eu tinha e achava um máximo, quando eu li esse livro toda a graça se esvaiu.
Até então Drácula teria sido inspirado em Vlad Tepes que viveu no século 15 e foi príncipe da Valáquia e o seu maior prazer era empalar seus inimigos, mas a lenda do vampiro vem de muitos séculos antes e circulou por vários países. O interessante é ver como o vampiro foi transformado no cinema ao longo dos anos fazendo com que as mulheres suspirassem, mas com esse livro aqui tenho certeza que a única coisa que você não vai querer ver na frente é um vampiro tipo o Drácula, sério ele é horrível e assustador em todos os sentidos inimagináveis.
Por falar em filme eu assisti a adaptação de 1992 do Coppola e gostei bastante ele tem todos os elementos do terror porém só peca pelo excesso no romance que chega a incomodar um pouco. O filme não é 100% fiel ao livro, obvio né mas mesmo assim é muito bom. Só tem atores de peso e vale a pena eu fiquei fascinada. Dica: Quando for assistir esqueça que leu o livro, se não leu melhor. Não assista fazendo comparações com o livro ele é bom do jeito que é pode acreditar. E se puder assista antes de ler o livro. É sério vai por mim. Ok.
É isso, se você gostou deixe um comentário ou compartilhe e até mais!!
"Bem-vindo à minha casa!
Entre livremente.
Siga sem medo e deixe um pouco da felicidade que traz!"
Entre livremente.
Siga sem medo e deixe um pouco da felicidade que traz!"
FILMES
1922 1931
1958 1970
1992 1995
2000 2012
2013 2014
Série de TV
2013 - 2014
2013 - 2014
2012 2015
LIVRO LIDO
Drácula
Bram Stoker
Editora: LandMark
Nenhum comentário:
Postar um comentário