Pesquisar este blog

Inicio

sábado, 14 de setembro de 2019

MACBETH

Resultado de imagem para grandes obras de shakespeare - box

Sinopse: Macbeth é um general do exército escocês muito apreciado pelo seu monarca, o rei Duncan, por sua lealdade e seus préstimos guerreiros. Um dia, ele e Banquo, outro general, são abordados por três bruxas que fazem os seguintes vaticínios: Macbeth será rei; Banquo é menos importante porém mais poderoso que Macbeth; e  os filhos de Banquo serão reis. Macbeth não compreende as confusas palavras das aparições, mas elas calam fundo dentro de si. Ele relata o estranho encontro para a esposa, Lady Macbeth - uma das mais perfeitas vilãs da literatura -, que, ambiciosa, exerce seu poder sobre o marido, levando-o a cometer o gesto fatal de traição ao rei que desencadeará a tragédia dos dois e uma reviravolta na corte.


Resultado de imagem para macbeth

Lady Macbeth
"Traz grande nova!
É rouco o próprio corvo
Que anuncia a fatídica chegada
Do rei à minha casa. Vinde, espíritos
Das idéias mortais; tirai-me o sexo:
Inundai-me, do pés até a coroa,
De vil crueldade. Dai-me o sangue grosso
Que impede e corta o acesso do remorso;
Não me visitem culpas naturais
Para abalar meu sórdido propósito,
Ou me fazer pensar nas consequências;
Tomai, neste meu seio de mulher,
Meu leite em fel, espíritos mortíferos!
Vossa substância cega, onde andar,
Espreita e serve o mal. Veias, negra noite!
Apaga-te na bruma dos infernos,
Pra não ver minha faca o próprio golpe
E nem o céu poder varar o escuro
Para gritar-me 'Para! Para!'"

De todas as obras que eu li até agora essa sem dúvida é uma das mais incríveis, é uma peça que tem traição, ambição e maldade. A peça trás alguns questionamentos. Em relação a profecia que é feita para Macbeth, antes mesmo das bruxas vaticinarem o futuro de Macbeth as coisas já tinham sido decididas. Até então Macbeth não tinha intenção de ser rei e de repente as coisas mudam.
Será que realmente o futuro de Macbeth já estava determinado ou ele criou através de suas ações? Apesar de dizerem que ele agiu por influência de encantamentos, em uma das introduções a peça, Barbara Heliodora diz que Macbeth já tinha ambição e o mal dentro de si, e que Lady Macbeth e as três bruxas serviram de apoio para que Macbeth cometesse o crime porque a ideia de assassinato já estava em sua mente. 
Lady Macbeth é uma vilã sensacional, ela mostra todo o poder e influência sobre o marido, apesar de ela também ser uma bruxa. Quando ela recebe a carta de Macbeth sendo informada de que ele recebeu o título de O Thane de Cowdor ela percebe que dali para ele ser tornar rei é muito rápido, então ela conjura um feitiço e usa de toda a sua retórica para convence-lo a cometer o crime. É uma personagem extramente ambiciosa e maldosa. Porém acontece uma reviravolta na história quando a mente tanto de Macbeth como de Lady Macbeth começa a trabalhar contra os dois fazendo com que eles fiquem loucos e descontrolados, além da falta de remorso da parte de Macbeth que não dá a minima nem pra morte da esposa. A peça é cheia de simbolismo, elementos sobrenaturais e muitos animais.
Essa foi uma das peças que eu mais gostei até agora, não só a história é atraente como o próprio texto é belíssimo de ser ler e que encenada é a coisa mais magnifica. Eu assisti a adaptação para o cinema que trás Michael Fassbender e Marion Cotillard como Macbeth e Lady Macbeth, ele tem uma fotografia muito bonita, a ambientação é magnifica com uma paisagem de tirar o fôlego, a paleta de cores também é bem interessante com tons de azul, verde, vermelho e o preto que retrata bem a emoção de cada cena e todo o texto da peça é usado no filme. Apesar não trazer toda a grandiosidade da peça é um bom filme. Ele está disponível no Netflix e recomendo que assista legendado. 
Essa leitura faz parte do projeto Lendo Shakespeare, estou lendo as peças por aquelas edições em 3 volumes da Editora Nova Fronteira e o primeiro volume lido foi Tragédias e Macbeth é a última peça do livro. Caso queira participar desse projeto será muito bem vindo, leia a peça pela edição que você tiver, acesse o meu instagram e veja como funciona esse projeto, farei uma pausa de 2 semanas por conta das provas e quando retornar irei iniciar a leitura do 2 volume que é Comédias que contém 4 peças e a primeira peça é A Megera Domada. Eu vou deixar aqui embaixo o link de compra dessa edição e outras de Macbeth.
É isso, se gostou deixe um comentário ou compartilhe até mais!!!

Links de compra na Amazon

Grandes Obras de Shakespeare: http://acesse.vc/v2/286f36a55ec
Outras edições de Macbeth: http://acesse.vc/v2/2864636a565


Imagem relacionada

Macbeth 
"Ela devia morrer só mais tarde;
Haveria um momento para isso.
Amanhã, e amanhã, e ainda amanhã
Arrastam nesse passo o dia a dia
Até o fim do tempo pré-notado.
E todo ontem conduziu os tolos
À via em pó da morte. Apaga, vela!
A vida é só uma sombra: um mau ator
Que grita e se debate pelo palco,
Depois é esquecido; é uma história
Que conta o idiota, todo o som e fúria
Sem querer dizer nada."

Imagem relacionada
2015


Imagem relacionada
Imagem relacionadaResultado de imagem para macbeth filme
Resultado de imagem para macbeth filmeImagem relacionada
Imagem relacionadaResultado de imagem para macbeth filme
Resultado de imagem para macbeth filme




LIVRO LIDO

Grandes obras de Shakespeare - Tragédias
Obra lida - Macbeth
Editora: Nova Fronteira
Ano: 2017/Páginas: 608

Nenhum comentário:

Postar um comentário