Sinopse: Bassânio, nobre veneziano que malbaratou seus bens, pede ao amigo Antônio, rico mercador, três mil ducados para poder prosseguir com dignidade o noivado com a rica herdeira Pórcia. Antônio se dispõe a tomar emprestado o dinheiro a Shylock, agiota a quem antes havia insultado por causa da usura que exercia. Este consente em emprestar o dinheiro sob uma condição: se a quantia não for paga no prazo fixado, Shylock terá direito a uma libra de carne do corpo de Antônio.
Mais uma obra prima de Shakespeare.
Essa peça não é apenas uma comédia, ela envolve tudo, comédia, romance e tragédia. É uma peça bem divertida mas também muito incomoda por conta do seu antissemitismo bem explicito, mas tem motivo para isso. A rainha Elizabeth I tinha um médico português que era judeu e alcançou grande prestigio na corte, porém foi acusado de tentar matar a rainha e acabou sendo assassinado por isso, e por conta dessa loucura toda surgiu uma peça chamada O Judeu de Malta de Christopher Marlowe onde o personagem principal chamado Barrabás que é um judeu, é extremamente cruel e sanguinário e fez um grande sucesso na época.
Em O Mercador de Veneza a peça tem um tom antissemita bastante forte porém o judeu Shylock é totalmente diferente de Barrabás, tanto que as falas do Shylock são as mais bonitas de toda a peça.
O que Shylock pede ao Antônio é um pouco cruel mas se for analisar, Shylock foi muito mal tratado pelo Antônio e pelo outros também, dá pra entender suas razões, não que ele esteja certo mas Shylock quer a carne do Antônio por vingança e ressentimento, mas ao mesmo tempo ele não quer ser o autor do ato, e ele fala ao longo de toda a peça que se fosse com um cristão será que ele faria diferente? Ele seria mais misericordioso?
É uma peça muito interessante que trás todas essas questões, é bem antissemita mas o que o autor faz aqui é problematizar a situação.
A escrita desse texto é mais leve, o autor mistura prosa e poesia. Eu gostei muito desse texto pela fluides que ele tem, é uma delicia de se ler, bem diferente das outras peças. Eu fiquei bastante surpresa foi mais uma experiência deliciosa poder ler. Valeu muito a pena e recomendo fortemente a leitura. Essa foi mais uma leitura que faz parte do Projeto Lendo Shakespeare, essa peça se encontra no segundo volume Comédias que faz parte do Box Grandes Obras de Shakespeare, e a próxima leitura será da peça A Tempestade. Eu vou deixar aqui embaixo o link de compra do box e outras edições de O Mercador de Veneza.
É isso, se gostou deixe um comentário ou compartilhe até mais!!!
Link de compra na Amazon
Box Grandes Obras de Shakespeare: https://redir.lomadee.com/v2/3075589f42b
O Mercador de Veneza: https://redir.lomadee.com/v2/307bccf7843
"Shylock - Se não nutrir mais nada,
nutrirá minha vingança. Ele me desgraçou, prejudicou -
me em meio milhão; riu-se das minhas perdas, caçoou
dos meus lucros, escarneceu minha estirpe, atrapalhou
meus negócios, esfriou minhas amizades, afogueou meus
inimigos; e por que razão? Eu sou judeu. Um judeu não
tem olhos? Um judeu não tem mãos, órgãos, dimensões,
sentidos, afeições, paixões? Não é alimentado pela mesma
comida, ferido pelas mesmas armas, sujeito às mesmas
doenças, curado pelos mesmos meios, esquentado e
regelado pelo mesmo verão e inverno, tal como um
cristão? Quando vós nos feris, não sangramos nós?
Quando nos divertis, não nos rimos nós? Quando nos
envenenais não morremos nós? E se nos enganais, não
haveremos nós de nos vingar? Se somos como vós em
todo o resto, nisto também seremos semelhantes. Se
um judeu enganar um cristão, qual é a humildade que
encontra? A vingança. Se um cristão enganar um judeu,
qual deve ser seu sentimento, segundo o exemplo cristão?
A vingança, pois. A vileza que me ensinais eu executo, e,
por mais difícil que seja, superarei meus mestres."
LIVRO LIDO
Grandes Obras de Shakespeare - Comédias
Obra Lida: O Mercador de Veneza
William Shakespeare
Editora: Nova Fronteira
Ano: 2017/Páginas: 448
Nenhum comentário:
Postar um comentário