Pesquisar este blog

Inicio

domingo, 3 de novembro de 2019

O MERCADOR DE VENEZA


Sinopse: Bassânio, nobre veneziano que malbaratou seus bens, pede ao amigo Antônio, rico mercador, três mil ducados para poder prosseguir com dignidade o noivado com a rica herdeira Pórcia. Antônio se dispõe a tomar emprestado o dinheiro a Shylock, agiota a quem antes havia insultado por causa da usura que exercia. Este consente em emprestar o dinheiro sob uma condição: se a quantia não for paga no prazo fixado, Shylock terá direito a uma libra de carne do corpo de Antônio. 


Imagem relacionada

Mais uma obra prima de Shakespeare.

Essa peça não é apenas uma comédia, ela envolve tudo, comédia, romance e tragédia. É uma peça bem divertida mas também muito incomoda por conta do seu antissemitismo bem explicito, mas tem motivo para isso. A rainha Elizabeth I tinha um médico português que era judeu e alcançou grande prestigio na corte, porém foi acusado de tentar matar a rainha e acabou sendo assassinado por isso, e por conta dessa loucura toda surgiu uma peça chamada O Judeu de Malta de Christopher Marlowe onde o personagem principal chamado Barrabás que é um judeu, é extremamente cruel e sanguinário e fez um grande sucesso na época.
Em O Mercador de Veneza a peça tem um tom antissemita bastante forte porém o judeu Shylock é totalmente diferente de Barrabás, tanto que as falas do Shylock são as mais bonitas de toda a peça.
O que Shylock pede ao Antônio é um pouco cruel mas se for analisar, Shylock foi muito mal tratado pelo Antônio e pelo outros também, dá pra entender suas razões, não que ele esteja certo mas Shylock quer a carne do Antônio por vingança e ressentimento, mas ao mesmo tempo ele não quer ser o autor do ato, e ele fala ao longo de toda a peça que se fosse com um cristão será que ele faria diferente? Ele seria mais misericordioso? 
É uma peça muito interessante que trás todas essas questões, é bem antissemita mas o que o autor faz aqui é problematizar a situação. 
A escrita desse texto é mais leve, o autor mistura prosa e poesia. Eu gostei muito desse texto pela fluides que ele tem, é uma delicia de se ler, bem diferente das outras peças. Eu fiquei bastante surpresa foi mais uma experiência deliciosa poder ler. Valeu muito a pena e recomendo fortemente a leitura. Essa foi mais uma leitura que faz parte do Projeto Lendo Shakespeare, essa peça se encontra no segundo volume Comédias que faz parte do Box Grandes Obras de Shakespeare, e a próxima leitura será da peça A Tempestade. Eu vou deixar aqui embaixo o link de compra do box e outras edições de O Mercador de Veneza.
É isso, se gostou deixe um comentário ou compartilhe até mais!!!

Link de compra na Amazon

Box Grandes Obras de Shakespeare: https://redir.lomadee.com/v2/3075589f42b

Imagem relacionada
"Shylock - Se não nutrir mais nada,
nutrirá minha vingança. Ele me desgraçou, prejudicou - 
me em meio milhão; riu-se das minhas perdas, caçoou
dos meus lucros, escarneceu minha estirpe, atrapalhou
meus negócios, esfriou minhas amizades, afogueou meus
inimigos; e por que razão? Eu sou judeu. Um judeu não
tem olhos? Um judeu não tem mãos, órgãos, dimensões,
sentidos, afeições, paixões? Não é alimentado pela mesma
comida, ferido pelas mesmas armas, sujeito às mesmas
doenças, curado pelos mesmos meios, esquentado e 
regelado pelo mesmo verão e inverno, tal como um
cristão? Quando vós nos feris, não sangramos nós?
Quando nos divertis, não nos rimos nós? Quando nos 
envenenais não morremos nós? E se nos enganais, não
haveremos nós de nos vingar? Se somos como vós em 
todo o resto, nisto também seremos semelhantes. Se
um judeu enganar um cristão, qual é a humildade que 
encontra? A vingança. Se um cristão enganar um judeu, 
qual deve ser seu sentimento, segundo o exemplo cristão?
A vingança, pois. A vileza que me ensinais eu executo, e, 
por mais difícil que seja, superarei meus mestres."

Imagem relacionadaImagem relacionada
Imagem relacionadaImagem relacionada
Imagem relacionadaImagem relacionada
Imagem relacionadaImagem relacionada
Imagem relacionadaImagem relacionada


LIVRO LIDO

Grandes Obras de Shakespeare - Comédias
Obra Lida: O Mercador de Veneza
William Shakespeare
Editora: Nova Fronteira
Ano: 2017/Páginas: 448

Nenhum comentário:

Postar um comentário