Sinopse: Os cincos atos de Antônio e Cleópatra são repletos de intrigas mescladas a fervorosas declarações de amor, onde está presente toda linguagem monumental de Shakespeare. Produzida em 1607, já quando a obra do autor inglês estava em uma faze plena e madura, esta tragédia tem como tema a relação entre o militar romano Marco Antônio e Cleópatra, a célebre rainha do Egito. O casal sonhava com o estabelecimento de um grandioso império no oriente, mas seus planos são interrompidos. Com o pretexto da morte de sua esposa Fúlvia, Marco Antônio, que vivia no Egito com a amante, é chamado de volta a Roma; na verdade por motivos políticos. Lá, se vê obrigado a casar com Otávia, irmã de Otávio Augusto, um dos líderes do Império Romano, que usa esse casamento como estratégia para manter Marco Antônio mais próximo ao governo. Ao tomar conhecimento da união, Cleópatra envia a Roma a falsa notícia de que cometera suicídio, e Marco Antônio, apaixonado e desiludido, põe fim à própria vida. A rainha, sabendo disso, encomenda a seus criados a víbora que lhe destilaria o veneno mortal. Os personagens marcantes e os diálogos impetuosos fazem de Antônio e Cleópatra, além de já consagrada como uma das principais obras históricas de Shakespeare, uma peça emocionante e envolvente em todos os seus momentos.
"Cleópatra - Não comerei carne; não beberei. senhor;
Farei somente o necessário;
Nem dormirei. Destruirei meu corpo
A despeito de César. Senhor, saiba
Que à corte do seu amo eu não irei
Agrilhoada ou para que me humilhe
O olhar de Otávia. Querem pendurar-me
Pra me exibir ante os gritos da plebe
Da Roma que me acusa? Eu prefiro
Uma vala no Egito como tumba!
Ou jazer nua na lama do Nilo
Deformada por moscas! Ou fazer
Das pirâmides forcas de onde eu penda,
Presa em correntes."
Uma obra prima.
Não preciso nem dizer que eu gostei. Essa peça é uma mistura de tudo, tem história, drama, tragédia, e romance.
É uma peça dinâmica e muito rápida. A Cleópatra retrata é bastante histriônica e dramática, que as vezes chega a ser cômico, mas é uma das personagens femininas mais interessantes de Shakespeare. Ao longo da peça ela é retratada como prostituta pelo romanos mas ao mesmo tempo uma grande mulher cheia de mistério e poder. Ela não aparece tanto na peça, já Marco Antônio tem muito mais destaque e voz. O Marco Antônio é um fanfarrão dramático, muito diferente do personagem da peça Júlio César. Enquanto o mundo está caindo em Roma ele está lá no Egito curtindo a boa vida.
Um dos pontos altos da peça é quando logo após a morte de Marco Antônio, Cleópatra decide cometer suicídio pra evitar que César Augusto a leve para Roma e a exiba como um troféu de guerra. Cleópatra faz um dos discursos mais bonitos, onde você consegue enxergar realmente toda a força e o poder que ela tinha e fechando a peça com chave de ouro.
É uma peça deliciosa de ser ler, o texto tem vários trechos belíssimos e poéticos. É uma peça extremamente poética que em determinados momentos lembra muito Romeu e Julieta. Eu vou deixar aqui embaixo um vídeo da Atriz Fernando Montenegro fazendo uma pequena interpretação da parte final da peça. Essa leitura foi parte do Projeto Lendo Shakespeare que se encerra por aqui. Foi meu primeiro projeto e estou muito satisfeita, ler shakespeare foi uma experiência enriquecedora e gratificante, eu sei que o trabalho dele é muito maior que isso. Eu li 12 peças no total e todas elas se encontram no Box Grandes Obras de Shakespeare em 3 volumes e todas elas tem post aqui no blog e vou deixar aqui embaixo caso tenham curiosidade. Vou deixar também o link de compra.
É isso, se você gostou deixe um comentário ou compartilhe até mais!!!
Link de Compra na Amazon
Box Grandes Obras de Shakespeare: https://redir.lomadee.com/v2/8cdf9defe
Antônio e Cleópatra: https://redir.lomadee.com/v2/8b653697b
Projeto Lendo Shakespeare
Romeu e Julieta
Hamlet
Otelo - O Mouro de Veneza
Macbeth
A Megera Domada
Sonho de Uma Noite de Verão
O Mercador de Veneza
A Tempestade
Ricardo III
Júlio César
Box Grandes Obras de Shakespeare - Peças Históricas Volume 3
Obra lida: Antônio e Cleópatra
William Shakespeare
Editora: Nova Fronteira
Ano: 2017/Páginas: 608
Nenhum comentário:
Postar um comentário