Pesquisar este blog

Inicio

quinta-feira, 28 de janeiro de 2016

ROMEU E JULIETA

Romeu e Julieta
Romeu 
Se a minha mão profana esse sacrário,
Pagarei docemente o meu pecado:
Meus lábios, peregrinos temerários,
O expiarão com um beijo delicado.
Julieta
 Bom peregrino, a mão que acusas tanto
Revela-me um respeito delicado;
juntas, a mão do fiel e a mão do santo
Palma com palma se terão beijado.
Romeu 
Os santos não têm lábios, mãos, sentidos?
Julieta 
Ai, têm lábios apenas para a reza.
Romeu 
Fiquem os lábios, com as mãos unidas;
Rezem também, que a fé não os despreza.
Julieta 
Imóveis, eles ouvem os que choram.
Romeu 
Santa, que eu colha o que os meus ais imploram
Seus lábios meus pecados já purgaram.
Julieta 
Ficou nos meus o que lhes foi tirado.
Romeu 
Dos meus lábios? Os seus é que os tentaram;
Queros-os de volta.
Julieta 
É tudo decorado!



Julieta, a bela Capuleto, se apaixona por Romeu sem saber que o rapaz é um Montéquio. Apesar dos problemas que certamente teriam de enfrentar, pois suas famílias eram inimigas, os jovens escolhem viver intensamente do sentimento que nutrem um pelo outro, decidindo se casar em segredo. As disputas das duas famílias, contudo, não deixam espaço para que o amor impossível do jovem casal possa florescer.
A primeira vez que tive contato com essa história foi com o filme de 1968 de Franco Zeffirelli que eu assisti quando era criança mas só vi apenas uma vez e não lembro de ter gostado, a segunda vez foi com a versão de 1996 (acho) com o Leonardo Dicaprio que é uma versão mais moderna e eu fiquei apaixonada pelo filme apesar dele ser um pouco mais violento, e mais recentemente eu vi a versão de 2013 do diretor Carlo Carlei é um filme bem delicado e poético ao mesmo tempo, com uma fotografia belíssima, eu gostei bastante.
Eu fiquei com um pouco de receio de ler o livro por causa da linguagem e por ser uma peça eu pensei que seria difícil mas até que não, foi uma leitura super tranquila e a edição ajudou bastante também. Não tenho nem o que falar desse livro é um clássico né, a leitura é deliciosa e divertida em alguns momentos, eu gostei muito do Mercúcio ele é sensacional e não tem papas na língua, a Ama também é bem engraçada. 
Eu torço um pouco o nariz pra romances por não gostar e não foi diferente com esse, torci o nariz um pouco mas fui em frente e se eu gostei do filme posso gostar do livro, é interessante como os personagens mudam, ao longo da história vai acontecendo um amadurecimento principalmente por parte do Romeu que no começo da história é um pouco chato por ele ser muito melancólico e depressivo por causa do seu amor não correspondido por Rosalina, Julieta já é bem interessante que apesar de só ter 13 anos ela não é tão bobinha e nem tão infantil, ela tem vontade própria e não entra no jogo de sedução do Romeu inicialmente, só tem um momento no livro que ela faz um pouco de birra mas depois passa.
As falas são muito cheias de floreios que pra quem não está acostumado pode achar tudo muito chato, porque ninguém fala desse jeito, mas quando você entende a forma de escrita do autor é muito bonito. E o interessante é que as falas de Romeu e Julieta elas são em forma de sonetos que podem ser lidos como se fossem um texto único, eu vou deixar um trecho do texto  lá em cima e um outro lá embaixo com os nomes pra identificar, depois tente ler sem ver os nomes, fica muito bonito confesso que até rolou uma lagrima no final do livro.
Existem inúmeras adaptações para o cinema e o teatro desse romance, filmes inspirados e tudo o que se possa imaginar, é uma história que vale a pena, Shakespeare é brilhante e seus textos são incríveis e os filmes também valem muito a pena, você ler uma peça é totalmente diferente de você ver mas não é nenhum bicho de sete cabeças, o texto é bem mais simples do que se possa imaginar e eu recomendo muito, leia sem medo. Muito amor pro Shakespeare.
É isso se você gostou deixe um comentário ou compartilhe até mais.



Julieta
Romeu, Romeu, por que há de ser Romeu?
Negue o seu pai, recuse-se esse nome;
Ou se não quer, jure só que me ama
E eu não serei mais dos Capuletos.
Romeu
Devo ouvir mais, ou falarei com ela?
Julieta
É  só seu nome que é meu inimigo:
Mas você é você, não é Montéquio!
O que é Montéquio? Não é pé, nem mão, 
Nem braço, nem feição, nem parte alguma
De homem algum. Oh, chame-se outra coisa!
O que há num nome? O que chamamos rosa
Teria o mesmo cheiro com outro nome;
E assim Romeu, chamado de outra coisa,
Continuaria sempre a ser perfeito,
Com outro nome. Mude-o, Romeu,
Em troca dele, que não é você,
Fique comigo.


Resultado de imagem para romeu e julietaResultado de imagem para romeu e julieta
Resultado de imagem para romeu e julieta
Resultado de imagem para romeu e julieta


FILMES


Resultado de imagem para romeu e julieta 1943
1936                                1943    
Imagem relacionada 
1968                             1996

1996                                2013
2013/2014


LIVRO LIDO

Romeu e Julieta
William Shakespeare
Editora: Saraiva de Bolso
Ano: 2011/Páginas: 143

Nenhum comentário:

Postar um comentário