Pesquisar este blog

Inicio

sábado, 31 de agosto de 2019

OTELO - O MOURO DE VENEZA

Resultado de imagem para livros de shakespeare

Sinopse: Em Veneza, Otelo, um general mouro à serviço do Estado, conquista Desdêmona, uma jovem filha de um nobre local. Após enfrentar a ira do pai e defender-se com sucesso contra a acusação de tê-la "enfeitiçado", ele parte a Chipre em companhia da esposa para combater o inimigo turco-otomano. Lá, seu alferes, o manipulador Iago, consegue paulatinamente instituir na mente do mouro a suspeita de que Desdêmona o traiu.


Resultado de imagem para otelo o mouro de veneza

"Quando não há remédio vai-se a dor,
Pois, se encara o pior sem esperança,
Pois lamentar o mal que já passou
É quase que pedir um novo mal.
Do que a fortuna impede de evitar
A paciência ri, se alguém chorar.
O roubado que ri rouba o ladrão,
Rouba a si mesmo o que lamenta em vão."

Otelo é sem dúvida uma obra fantástica, que apesar de ser curta e rápida ela vai direto ao ponto nos acontecimentos. O texto além de ser muito poético tem uns diálogos bem reflexivos e nos mostra até que ponto um ser humano pode chegar e o que ele é capaz de fazer com o outro por ganância, status ou até mesmo por ciúmes, que é exatamente isso do que se trata essa peça. 
Ela vai trazer esse confronto entre a maldade de Iago e a integridade de Otelo que apesar de ser "inabalável" ele tem um ponto fraco que é justamente o ciúmes. Mas o destaque da história sem dúvida é o Vilão Iago, que é o melhor personagem. Ele encanta logo de início mas ao longo da narrativa eu fui ficando nervosa justamente por ele ser dissimulado e cínico ao extremo. Ele planeja suas maldades sem saber exatamente como tudo vai terminar mas ele vai tramando e deixando rolar sem dar a minima.
Eu gostei muito dessa peça bem mais que de Hamlet, tem uma narrativa rápida e fluída, o texto tem diálogos muito bonitos e poéticos mais pro final da história. Eu posso estar errada mas achei que teve um certo paralelo com Romeu e Julieta por algumas coisas que acontecem na história envolvendo Otelo e Desdêmona, são apenas pequenos pontos. Só o que posso dizer é que gostei muito de ter lido essa peça, atualmente estou fazendo um projeto de leitura que é o Lendo Shakespeare, eu ganhei dos meus pais o box da Editora Nova Fronteira que trás as grandes Obras de Shakespeare dividido em 3 volumes que são: Tragédias, Comédias e Peças Históricas. Como é um livro que não da pra ler de uma única vez resolvi fazer esse projeto pra dividir melhor a leitura das obras.
Eu postei no Instagram como ficou dividida a leitura de cada obra, eu já li Romeu e Julieta e Hamlet em outras edições e já fiz post sobre eles, vou deixar o link deles aqui em embaixo, por isso resolvi começar esse projeto com Otelo, no final do projeto eu falo melhor sobre a edição dos livros. Eu vou deixar aqui embaixo também um vídeo do Literatura Fundamental que trás a entrevista do professor José Garcez Ghirardi da Fundação Getúlio Vargas de São Paulo, que vai explicar melhor sobre a peça e também o link de compra na Amazon dessa edição e de outras também caso tenha interesse. Lembrando que comprando esse ou qualquer outro título através do link abaixo você contribui com o blog.
É isso, se gostou deixe um comentário ou compartilhe até mais.

Post no blog - Obras lidas



Link de Compra Amazon

Grandes Obras de Shakespeare - http://acesse.vc/v2/286f36a55ec
Edições de Otelo: http://acesse.vc/v2/286c976dcb0



Resultado de imagem para otelo
Imagem relacionadaImagem relacionadaImagem relacionada



LIVRO LIDO

Grandes Obras de Shakespeare: Tragédias
Obra lida: Otelo, o mouro de Veneza
Editora: Nova Fronteira
Ano: 2017/Páginas: 608

Nenhum comentário:

Postar um comentário