Pesquisar este blog

Inicio

domingo, 20 de outubro de 2019

SONHO DE UMA NOITE DE VERÃO


"Hipólita - Mas toda a história dessa longa noite
E das mudanças conjuntas de suas mentes
Testemunham algo mais que fantasia
E transformou-se em algo mais constante,
Mas, mesmo assim, estranho e admirável."

Sinopse: Numa noite de verão, num bosque, quatro jovens enamorados encontram-se e desencontram-se: Lisandro ama Hérmia que ama Lisandro e é amada por Demétrio, que é amado por Helena; depois, Demétrio ama Helena, que ama Demétrio e é amada por Lisandro, que é amado por Hérmia. Na manhã seguinte, tudo se resolve e há um casamento triplo, pois casam-se também o Duque de Atenas e a Rainha das Amazonas. A festa que acontece no palácio do Duque, apresenta-se uma peça de teatro amador, escrita e encenada por trabalhadores locais. É hilariante de tão ruim a "comédia trágica", que teve ensaio naquela noite de verão, naquele bosque, habitado por fadas e duendes que têm seu rei e sua rainha, que disputam a guarda de uma menino indiano, e por isso esta Rainha apaixona-se, naquela noite de verão, por um mortal com cabeça de burro.


A primeira vez que tive contato com essa obra foi quando eu li na biblioteca da escola e era uma edição toda ilustrada, era o livro mais lindo que eu já tinha visto mas me lembro de ter lido e não gostado da história, não sei se era pelo fato de eu ser muito nova e não ter entendido direito mas só lembro de não ter gostado, se eu conseguir encontrar a edição que eu li na época vou deixa a capa aqui embaixo.
Apesar de toda essa confusão na história não é uma peça difícil de se ler e entender, a narrativa é bem fluida e diferente das outras peças por ser em forma de prosa e possui muitas rimas. É uma história maluca porém divertida e que chega beirar ao ridículo em alguns momentos, ela mexe com o imaginário. 
A peça traz muitos elementos fantásticos como magia, mitologia e claro romance. Eu gostei bem mais dessa peça agora do que quando eu li pela primeira vez mas não achei maravilhosa, a parte que eu mais achei divertida é quando um dos personagens é enfeitiçado e sua cabeça se transforma em burro e ele faz os comentários mais engraçados da peça, mas com certeza o meu personagem favorito é o Oberon que trás diálogos belíssimos, Titânia também é uma personagem incrível e o Puck que é o que causa toda a confusão na história.
Mesmo sendo engraçada ela consegue ser bem poética em alguns momentos, é fácil de ser lida mas que encenada você consegue ter um vislumbre muito maior dessa história que é mágica.
É uma peça fantástica assim como todas as outras de Shakespeare, essa peça é encontrada no segundo volume do Grandes Obras de Shakespeare de nome Comédias e faz parte do projeto de leitura Lendo Shakespeare, a próxima peça será O Mercador de Veneza, eu vou deixar aqui em baixo o link de compra para o box e outras edições dessa peça. Eu recomendo fortemente as obras de Shakespeare que pode parecer difícil mas não é, os textos são deliciosos de serem lidos e a experiência de leitura só enriquece.
É isso se você gostou deixe um comentário ou compartilhe até mais!!!

Link de compra na Amazon.
Box Grandes Obras de Shakespeare - https://redir.lomadee.com/v2/29386f41c56
Sonho de uma noite de Verão - https://redir.lomadee.com/v2/2937692ce89

"Teseu - Bem mais que verdadeiro; eu nunca fui
De crer em fadas ou fantasias.
Loucos e amantes têm mentes que fervem
Com ideias tão fantásticas, que abrangem
Mais que a razão é capaz de apreender.
O poeta, o lunático e o amante
São todos feitos de imaginação;
Um vê mais demos do que há no inferno:
E o louco; o amante, alucinado,
Pensa encontrar Helena em uma egípcia;
O olho do poeta, revirando,
Olha da terra ao céu, do céu à terra,
E enquanto o seu imaginar concebe
Formas desconhecidas, sua pena
Dá-lhes corpo e, ao ar inconsistente,
Dá local de morada e até um nome.
Tal a força da imaginação."







LIVRO LIDO

Grandes Obras de Shakespeare - Comédias - Volume dois
William Shakespeare
Editora: Nova Fronteira
Ano: 2017/Páginas: 448

Nenhum comentário:

Postar um comentário