Pesquisar este blog

Inicio

domingo, 6 de outubro de 2019

A MEGERA DOMADA


Sinopse: Batista é um rico mercador, pai de duas garotas: Katherina e Bianca. Quando Batista decide que sua filha mais velha Katherina, uma mulher que não pretende se submeter aos homens em função do casamento deverá se casar antes de Bianca. Com sua língua ferina, afasta todos os pretendentes, deixando desesperada sua irmã. Os pretendentes da caçula promovem várias artimanhas, um deles propõe a Petrúquio, recém chegado à cidade, que peça a mão da megera. Pensando em se dar bem financeiramente, Petrúquio que é um grosseirão disposto a tudo para conquistar o dote de Katherina aceita a proposta. Com calculadas estratégias, Petrúquio vai domando Katherina, enquanto Lucêntio conquista o amor de Bianca.

Resultado de imagem para a megera domada

De todas as peças que li até o momento essa foi a que menos me agradou por vários fatores. Por ser classificada como comédia eu não sei se o autor realmente quis que a peça fosse engraçada ou se ele estava sendo irônico. As coisas acontecem de uma forma muito rápida, existem muitos personagens que as vezes trocam de lugar uns com os outros e isso pode deixar o leitor bastante confuso, sem falar que algumas situações ficam sem um desfecho final.
Katherina parece ser uma personagem feminina empoderada por ter um temperamento bem forte e não se submeter aos homens, mas na verdade esse comportamento não é direcionado somente aos homens mas também até a sua própria família e sua irmã, o que a torna uma personagem bastante desagradável.
Petrúquio também não é um dos melhores e a forma como ele trata Katherina antes e depois de casados é bem irritante. Mas no final Petrúquio consegue o que quer, Katherina se torna extremamente submissa ao marido, o discurso que ela faz no final da peça é bastante incomodo.
Por ser uma peça escrita no século XVI é preciso contextualizar e entender que naquela época o tratamento dado as mulheres era justamente esse e que era normal. Então se você é daquelas feministas fervorosas provavelmente não vai gostar dessa peça. Mas apesar de tudo ela tem umas tiradas divertidas, é uma peça curta de fácil e rápida leitura. 
Pra mim essa peça como uma adaptação funciona melhor e existem várias, a única que vi foi a novela O Cravo e a Rosa exibida na TV Globo em 2000 e o filme 10 Coisas que eu odeio em você de 1999, existe o filme de mesmo nome de 1966 com Elizabeth Taylor que dizem que é excelente mas ainda não vi. Essas adaptações realmente são bem divertidas e valem a pena conferir. Essa leitura faz parte do projeto Lendo Shakespeare e essa peça faz parte do livro Comédias que é o segundo volume do box Grandes Obras de Shakespeare da Editora Nova Fronteira, para saber mais sobre o projeto basta acessar meu instagram, a próxima leitura para esse projeto será a peça Sonho de uma noite de verão, eu vou deixar aqui embaixo o link de compra da Amazon para esse box e outras edições dessa peça. 
Shakespeare sem dúvida é um grande escritor, apesar dessa peça não ter me agradado vale a pena a leitura porque ela está aberta não só a várias interpretações como também trás várias discussões tornando a peça super atual. Só o que posso dizer é que valeu a experiência de leitura e recomendo pra você caso tenha curiosidade, Shakespeare não é um bicho de sete cabeças e ler suas peças só enriquecem. 
É isso, se você gostou deixe um comentário ou compartilhe até mais!!!

Link de compra da Amazon

Grandes Obras de Shakespeare: http://acesse.vc/v2/286f36a55ec


Resultado de imagem para a megera domadaResultado de imagem para a megera domada
Resultado de imagem para a megera domadaResultado de imagem para a megera domada
Resultado de imagem para a megera domadaResultado de imagem para a megera domada
Resultado de imagem para a megera domada

Resultado de imagem para a megera domada
1966



LIVRO LIDO

Grandes Obras de Shakespeare - Comédias
Peça lida - A Megera Domada
Editora: Nova Fronteira
Ano: 2017/Páginas: 448

Nenhum comentário:

Postar um comentário