Pesquisar este blog

Inicio

segunda-feira, 2 de março de 2020

AS BRUMAS DE AVALON

Resultado de imagem para as brumas de avalon


Sinopse: Por séculos, as lendas arturianas povoaram o imaginário de leitores de todo o mundo. As Brumas de Avalon é considerado a versão literária definitiva do mito, e gerações e gerações se deixaram arrebatar pela escrita envolvente de Marion Zimmer Bradley.
Mulheres complexas e poderosas como Morgana das Fadas, Viviane, a Senhora do Lago, Igraine, Morgause e Gwenhwyfar são trazidas para o primeiro plano neste clássico repleto de magia, sensibilidade e intrigas. Por meio de seus olhos e de suas ações, são revisitados os míticos reinos de Camelot e de Avalon.


Resultado de imagem para as brumas de avalon


As histórias sobre Artur e os cavaleiros da Távola Redonda permeiam o imaginário de todos ao longo dos anos não só com os livros mas também pelas suas inúmeras adaptações como filmes, séries e desenhos. Muito diferente da trilogia As Crônicas de Artur de Bernard Cornwell que tem post aqui no blog, em As Brumas de Avalon a história é recontada pelo ponto de vista das mulheres. 
Logo no início a personagem que me encantou foi a Igraine, uma mulher cristã, extremamente forte, de pulso firme e que tem um pé em Avalon, mas tem sua vida totalmente virada de cabeça pra baixo quando recebe a missão de gerar um filho que será o grande rei da Bretanha, porém não será filho do seu marido mas sim de outro homem. 
Mas a personagem mais notável dessa história sem dúvida é a Morgana, muito diferente de como vem sendo retrata em outras histórias, aqui é uma mulher forte que faz o que quer mas assim como todos os personagens não é perfeita, ela tem vários altos e baixos ao longo da história e erra muitas vezes, o que eu não gostei foi que no final ela foi ficando muito parecida com a Viviane a sacerdotisa de Avalon e tia de Morgana, extremamente manipuladora e em alguns momentos até vingativa, e um pouco fanática talvez, e não gostei do desfecho que a autora deu pra ela assim como também não gostei do desfecho da Gwenhwyfar, que é uma das personagens mais detestáveis do livro, ela é uma cristã extremamente religiosa, o fanatismo dela era tão grande que não se dava conta que boa parte das discórdias que aconteciam no reino era culpa dela, sem falar que a vida dela era julgar a Morgana por qualquer coisa e é ai que a hipocrisia impera, porque enquanto ela ficava apontado o dedo pra Morgana, ao mesmo tempo ela ficava imaginando na cabeça dela as coisas que queria fazer com Lancelot, isso sem falar das vezes em que ela pediu para Morgana fazer alguns feitiços pra que pudesse engravidar.
Nas falas dela existia uma certa admiração pela Morgana mas logo no final você percebe que na verdade o que existia mesmo era inveja, ela queria ser como a Morgana, fazer tudo o que tinha vontade sem ter que prestar contas com Deus ou ter medo de ir para o inferno. E no final a autora foi muito boazinha com ela. 
É difícil dizer qual é o meu personagem favorito porque todos eles ao longo da história passam por muitos altos e baixos, uma que me deixou bastante dividida foi a Viviane, eu estava gostando dela mas ao longo da história ela foi se mostrando bastante manipuladora, ela brincava o tempo todo com a vida das pessoas decidindo por elas o que tinha que ser feito dizendo que era uma decisão da Deusa, e uma das pessoas que mais sofreram foi a Morgana. Eu fiquei com raiva da Viviane algumas vezes mas confesso que fiquei muito triste e chocada com o que acontece com ela.
O início do livro foi bem arrastado pra mim, a sensação foi a mesma que eu tive lendo As Crônicas de Gelo e Fogo, parecia que a leitura não desenvolvia, talvez seja por conta da diagramação que está razoável e a revisão também mas não é nada muito grave. O primeiro volume é mais arrastado porém é só no início e depois a história engata, já o segundo e terceiro volumes tem um ritmo bastante frenético com muitas reviravoltas de cair o queixo, o quarto volume volta a ter uma queda no ritmo mas não deixa de ser o mais interessante, de todos os volumes o quarto é o mais nostálgico e tenso, porque os sentimentos dos personagens estão muito a flor da pele, existe muito rancor e ressentimento. 
O livro trás também muitas discussões interessantíssimas sobre religião e como o povo de Avalon e os que seguiam a religião celta estavam lidando com o cristianismo que chegou e começou a engolir todas as outras religiões pagãs, também a posição da mulher naquela época e as diferenças não só de pensamento como de atitude da mulher que recebeu uma criação cristã tradicional pra uma mulher pagã. 
É um livro maravilhoso não só pela sua história como pelas personagens fortes mas humanas, eu fiquei apaixonada e quero ler todos os outros livros do Ciclo de Avalon que são 7 ou 8 se não me engano, aqui no Brasil já foi lançado A Casa do LagoA Senhora de AValon. Existe uma adaptação de 2001 eu acho mas infelizmente não consegui assistir e dizem que é muito boa mas não trás nem um terço do que representa o livro, seria ótimo se essa história fosse readaptada para série de TV. Eu sei que existe uma polêmica sobre a autora e o marido estarem envolvidos com pedofilia, eu não pesquisei o caso para que não influenciasse a minha leitura, mas ainda assim foi um pouco difícil, principalmente nas cenas de sexo eu me senti bastante desconfortável e achei muito esquisita aquelas cenas, mas enfim... o livro apesar disso é mágico. Eu fiquei encantada lendo cada página e super recomendo essa história, eu pretendo ler muitas e muitas vezes ao longo da minha vida e recomendo pra todos. Eu vou deixar aqui embaixo o link de compra na Amazon e vou parar por aqui porque esse texto já está enorme.
É isso, se você gostou deixe um comentário ou compartilhe até mais!!!

Link de compra na Amazon

As Brumas de Avalon: https://redir.lomadee.com/v2/61efb3793e
A Casa do Lago: https://redir.lomadee.com/v2/6179172f3f
A Senhora de Avalon: https://redir.lomadee.com/v2/6187aa17e5

Resultado de imagem para as brumas de avalonResultado de imagem para as brumas de avalon
Resultado de imagem para as brumas de avalonResultado de imagem para as brumas de avalon
Resultado de imagem para as brumas de avalonResultado de imagem para as brumas de avalon
Resultado de imagem para as brumas de avalonResultado de imagem para as brumas de avalon
Resultado de imagem para as brumas de avalonResultado de imagem para as brumas de avalon


Resultado de imagem para as brumas de avalon
Resultado de imagem para as brumas de avalon
Resultado de imagem para as brumas de avalon


LIVRO LIDO

As Brumas de Avalon
Marion Zimmer Bradley
Editora: Planeta
Ano: 2018/Páginas: 968


quinta-feira, 30 de janeiro de 2020

VLAD - A ÚLTIMA CONFISSÃO

Resultado de imagem para vlad a última confissão"

"Você tortura os outros para que os outros não possam torturá-lo."

Sinopse: Além dos rochosos Cárpatos, na Transilvânia do início do século 16, após uma árdua viagem, Janos Horvathy chega ao castelo de Poenari, com a missão de descobrir a verdade sobre o conde Vlad Tepes, antigo voivoda, comandante militar, da Valáquia. Para atingir seu objetivo, deverá se encontrar com as três pessoas que foram mais próximas do nobre durante sua turbulenta existência.
O primeiro relato é de Ion Tremblanc, antigo cavaleiro e amigo de Vlad, prisioneiro há anos. O segundo é Ilona Ferenc, a única mulher que ele amou - e a quem teve de sacrificar. O terceiro é do irmão Vasilie, um ermitão que fez as vezes de confessor de Drácula durante anos e quebrou seu silêncio para revelar a história do homem que sempre seria lembrado como "O Empalador". Os três testemunhos se entrelaçam para criar um relato detalhado do lendário personagem Vlad Tepes.
Sedutor e assustador, sua história não é a de um monstro, mas de um homem e suas contradições. Considerado "filho do diabo", foi tirano e governante, cruzado e matador, torturador e herói, amante e assassino. Mesclando lendas e fatos, e os une em um romance monumental de sangue, amor e terror.


Resultado de imagem para vlad tepes dracula"

"Vlad se curvou e arrancou o pano da mesa. Cálices e talheres, jarras e árvores de línguas de serpente ergueram-se, caíram, chocaram-se, quebraram. E então todos viram que os mais nobres dos convidados não estavam comendo sobre uma mesa. Estavam comendo sobre um caixão."

Vlad Tepes sem dúvida é uma figura bastante enigmática e interessante, sem falar que serviu de inspiração para a criação do vampiro mais famoso do mundo, Drácula. O livro trás não só fatos históricos como também o autor da vida a sua história através dos possíveis mitos ou não da vida de Vlad como; as milhares de pessoas sendo empaladas enquanto ele jantava, um aristocrata tendo seu chapéu pregado na cabeça após ter se recusado a tirá-lo na frente do príncipe, a morte de Elizabetha e qual teria sido realmente o fim de Vlad Tepes. 
O que mais incomoda é o fato dele ficar o tempo todo dando explicações sobre seus atos, ele pesa bastante a mão quando os atos de crueldade começam e a justificativa é que ele entregou uma Valáquia livre de violência, o comércio se expandindo, e a luta para defender o povo dos ataques turcos.

A gente já entendeu né Vlad. O canal Fantasticursos postou um vídeo já faz algum tempo fazendo um comparativo entre Vlad Tepes e a Daenerys quando o último episódio de Games of Thrones foi ao ar, questionando se eles eram realmente; tiranos, loucos ou um produto de seu tempo?
O trabalho de pesquisa histórica feita pelo autor foi bastante árdua pelo fato de não ter muitos registros sobre o voivoda além daquilo que era escrito pelos seus inimigos, até mesmo sua morte é bastante incerta. Apesar do autor ter usado o clássico Drácula de Bram Stoker (que tem post sobre ele aqui) e O Príncipe de Maquiavel para a criação de sua história, a narrativa é bem mais seca e crua, mais pé no chão e dando abertura para o leitor tirar suas próprias conclusões sobre as ações do voivoda. É uma figura que desperta bastante a minha curiosidade e gostei muito de ter lido, a narrativa é fluida, um pouco lenta as vezes mas muito envolvente. Eu recomendo muito a leitura dele caso tenha curiosidade de conhecer e claro que eu super recomendo a leitura de Drácula. Vou deixar aqui embaixo o link de compra na Amazon, lembrando que adquirindo esse ou qualquer outro título através deste link você ajuda o blog. 
É isso, se você gostou deixe um comentário ou compartilhe e até mais!!!

Post: Drácula
Canal do Youtube: Fastasticursos

Link de compra na Amazon

Vlad - A Última Confissão: https://redir.lomadee.com/v2/3016d5a14a
Drácula de Bram Stoker: https://redir.lomadee.com/v2/30e2e202e0


Resultado de imagem para vlad tepes dracula"Resultado de imagem para vlad tepes dracula"
Resultado de imagem para vlad tepes dracula"Resultado de imagem para vlad tepes dracula"
Resultado de imagem para vlad tepes dracula"Resultado de imagem para vlad tepes dracula"
Resultado de imagem para vlad tepes dracula"Resultado de imagem para vlad tepes dracula"
Resultado de imagem para vlad tepes dracula"




LIVRO LIDO

Vlad - A Última Confissão
C. C. Humphreys
Editora: Record
Ano: 2010/ Páginas: 462

quarta-feira, 22 de janeiro de 2020

OS PILARES DA TERRA

Resultado de imagem para os pilares da terra livro"

Sinopse: Emocionante e pontilhado de detalhes históricos, Os Pilares da Terra já vendeu mais de 18 milhões de exemplares e conquista novos leitores há mais de vinte anos ao traçar o retrato de uma época turbulenta, marcada por conspirações, violência e o surgimento de uma nova ordem social e cultural. 
Na Inglaterra do século XII, Philip, um fervoroso prior, acredita que a missão de vida que Deus lhe designou é erguer a catedral à altura da grandeza divina. Um dia, o destino o leva a conhecer Tom, um humilde e visionário construtor que partilha o mesmo sonho. Juntos, os dois se propõem a construir um templo gótico digno de entrar para a história.
No entanto, o país está assolado por sangrentas batalhas pelo trono, deixado vago por Henrique I, e a construção de uma catedral não é prioridade para nenhum dos lados, a não ser quando pode ser usada como peça em um intricado jogo de poder. Os Pilares da Terra conta a saga das pessoas que gravitam em torno da construção da igreja, com seus dramas, fraquezas e desafios. 

Resultado de imagem para pilares da terra"

Que livro maravilhoso. Entrei 2020 com o pé direito nas leituras. 
Esse foi o primeiro livro que li do Ken Follett e a escrita dele é deliciosa, apesar do tamanho do livro a narrativa é bem fluida, porém pode ser demorada e demandar um pouco de tempo. A história tem várias reviravoltas que me prenderam de um jeito que ficava impossível largar, eu realmente fiquei bastante empolgada com a narrativa. Esse livro me lembrou muito A Catedral do Mar, porque a maior parte da história gira em torno da construção da Catedral de Kingsbridge no interior da Inglaterra, o autor conta em detalhes toda a construção e sua forma arquitetônica, suas proporções e suas abóbodas. 
A galeria de personagens realmente é surpreendente. Um deles é o Jack, o enteado de Tom Construtor. É um personagem que no início do livro você não dá a minima pra ele, e de repente ele muda de uma forma realmente surpreendente e vai ganhando cada vez mais espaço. Aliene também é uma das personagens femininas mais incríveis dessa história, ela passa por uma situação terrível, e depois disso comecei a imaginar na minha cabeça uma história totalmente previsível, mas não... ela toma um rumo totalmente diferente que me deixou de queixo caído. Ela não é como aquelas mocinhas que ficam se lamentando, ela arregaça as mangas e põe a mão na massa. E o outro personagem incrível é o Prior Philip que no início fiquei um pouco com o pé atrás com ele mas depois se mostrou um dos melhores personagens dessa história. Isso sem falar do vilão, xexelento, passei o livro inteiro desejando que ele morresse. Um outro ponto bem bacana do livro é a parte histórica e como era a vida das pessoas na Idade Média, o autor não polpa nas descrições de violência que são bem pesadas.
Esse é o primeiro volume de uma trilogia, os outros dois volumes são: A Coluna de Fogo e o Mundo sem Fim. Os Pilares da Terra já foi adaptado pra série que eu ainda não assisti mas já vi comentários super positivos sobre ela. Eu amei fazer essa leitura e estou super ansiosa pra continuar, eu sei que muita gente tem esse livro encostado, se você é uma delas, leia, a história é maravilhosa e vale muito a pena, sem falar dos personagens que são apaixonantes e inesquecíveis, com certeza deixarão saudades. Recomendo esse livro de olhos fechados. Eu vou deixar o link de compra na Amazon caso tenha interesse.
É isso, se você gostou deixe um comentário ou compartilhe e até mais!!!

Link de compra na Amazon.

Os Pilares da Terra: https://redir.lomadee.com/v2/22fc54601b


Resultado de imagem para pilares da terra"
Resultado de imagem para pilares da terra"Resultado de imagem para pilares da terra"
Resultado de imagem para pilares da terra"Resultado de imagem para pilares da terra"
Resultado de imagem para pilares da terra"Resultado de imagem para pilares da terra"
Resultado de imagem para pilares da terra"Resultado de imagem para pilares da terra"
Resultado de imagem para pilares da terra"Resultado de imagem para pilares da terra"
Resultado de imagem para pilares da terra"Resultado de imagem para pilares da terra"


LIVRO LIDO

Os Pilares da Terra
Ken Follett
Editora: Rocco
Ano: 2012/Páginas: 941

quarta-feira, 8 de janeiro de 2020

ANTÔNIO E CLEÓPATRA


Sinopse: Os cincos atos de Antônio e Cleópatra são repletos de intrigas mescladas a fervorosas declarações de amor, onde está presente toda linguagem monumental de Shakespeare. Produzida em 1607, já quando a obra do autor inglês estava em uma faze plena e madura, esta tragédia tem como tema a relação entre o militar romano Marco Antônio e Cleópatra, a célebre rainha do Egito. O casal sonhava com o estabelecimento de um grandioso império no oriente, mas seus planos são interrompidos. Com o pretexto da morte de sua esposa Fúlvia, Marco Antônio, que vivia no Egito com a amante, é chamado de volta a Roma; na verdade por motivos políticos. Lá, se vê obrigado a casar com Otávia, irmã de Otávio Augusto, um dos líderes do Império Romano, que usa esse casamento como estratégia para manter Marco Antônio mais próximo ao governo. Ao tomar conhecimento da união, Cleópatra envia a Roma a falsa notícia de que cometera suicídio, e Marco Antônio, apaixonado e desiludido, põe fim à própria vida. A rainha, sabendo disso, encomenda a seus criados a víbora que lhe destilaria o veneno mortal. Os personagens marcantes e os diálogos impetuosos fazem de Antônio e Cleópatra, além de já consagrada como uma das principais obras históricas de Shakespeare, uma peça emocionante e envolvente em todos os seus momentos.

Resultado de imagem para antonio e cleopatra"

"Cleópatra - Não comerei carne; não beberei. senhor;
Farei somente o necessário;
Nem dormirei. Destruirei meu corpo
A despeito de César. Senhor, saiba
Que à corte do seu amo eu não irei 
Agrilhoada ou para que me humilhe
O olhar de Otávia. Querem pendurar-me
Pra me exibir ante os gritos da plebe
Da Roma que me acusa? Eu prefiro
Uma vala no Egito como tumba!
Ou jazer nua na lama do Nilo
Deformada por moscas! Ou fazer
Das pirâmides forcas de onde eu penda,
Presa em correntes."


Uma obra prima. 

Não preciso nem dizer que eu gostei. Essa peça é uma mistura de tudo, tem história, drama, tragédia, e romance.
É uma peça dinâmica e muito rápida. A Cleópatra retrata é bastante histriônica e dramática, que as vezes chega a ser cômico, mas é uma das personagens femininas mais interessantes de Shakespeare. Ao longo da peça ela é retratada como prostituta pelo romanos mas ao mesmo tempo uma grande mulher cheia de mistério e poder. Ela não aparece tanto na peça, já Marco Antônio tem muito mais destaque e voz. O Marco Antônio é um fanfarrão dramático, muito diferente do personagem da peça Júlio César. Enquanto o mundo está caindo em Roma ele está lá no Egito curtindo a boa vida. 
Um dos pontos altos da peça é quando logo após a morte de Marco Antônio, Cleópatra decide cometer suicídio pra evitar que César Augusto a leve para Roma e a exiba como um troféu de guerra. Cleópatra faz um dos discursos mais bonitos, onde você consegue enxergar realmente toda a força e o poder que ela tinha e  fechando a peça com chave de ouro.
É uma peça deliciosa de ser ler, o texto tem vários trechos belíssimos e poéticos. É uma peça extremamente poética que em determinados momentos lembra muito Romeu e Julieta. Eu vou deixar aqui embaixo um vídeo da Atriz Fernando Montenegro fazendo uma pequena interpretação da parte final da peça. Essa leitura foi parte do Projeto Lendo Shakespeare que se encerra por aqui. Foi meu primeiro projeto e estou muito satisfeita, ler shakespeare foi uma experiência enriquecedora e gratificante, eu sei que o trabalho dele é muito maior que isso. Eu li 12 peças no total e todas elas se encontram no Box Grandes Obras de Shakespeare em 3 volumes e todas elas tem post aqui no blog e vou deixar aqui embaixo caso tenham curiosidade. Vou deixar também o link de compra.
É isso, se você gostou deixe um comentário ou compartilhe até mais!!!

Resultado de imagem para antonio e cleopatra"


Link de Compra na Amazon

Box Grandes Obras de Shakespeare: https://redir.lomadee.com/v2/8cdf9defe
Antônio e Cleópatra: https://redir.lomadee.com/v2/8b653697b

Projeto Lendo Shakespeare 

Romeu e Julieta
Hamlet
Otelo - O Mouro de Veneza
Macbeth
A Megera Domada
Sonho de Uma Noite de Verão
O Mercador de Veneza
A Tempestade
Ricardo III
Júlio César

Resultado de imagem para antonio e cleopatra"Resultado de imagem para antonio e cleopatra"
Resultado de imagem para antonio e cleopatra"Resultado de imagem para antonio e cleopatra"
Resultado de imagem para antonio e cleopatra"Resultado de imagem para antonio e cleopatra"
Resultado de imagem para antonio e cleopatra"

LIVRO LIDO

Box Grandes Obras de Shakespeare - Peças Históricas Volume 3
Obra lida: Antônio e Cleópatra
William Shakespeare
Editora: Nova Fronteira
Ano: 2017/Páginas: 608