"Não se ganha a guerra da parede de escudos sendo sensato e moderado, e sim com um jorro divino de loucura uivante."
Sinopse: O Rei do Inverno - Artur, na verdade, nunca foi rei.
Era, sim, o filho bastardo do rei Uther, que se transformou no principal líder militar britânico no século V. Após a saída dos romanos da ilha, a Britânia viveu um período conturbado, durante o qual seus habitantes lutavam pela posse da terra de seus ancestrais contra os invasores saxões. Uma época, também, em que os velhos deuses tribais dos druidas resistem ao domínio dos cristãos e procuravam recuperar o prestígio e o poder perdidos durante a ocupação romana.
Numa terra dividida entre diferentes senhores feudais e seus respectivos interesses e ameaçada pela invasão dos bárbaros, Artur emerge como um guerreiro corajoso e poderoso capaz de inspirar lealdade e unir o país. Uma personalidade complexa, impelida pela honra, dever e paixão, que nos é apresentada de maneira jamais vista antes.
O Inimigo de Deus - Artur saiu vencedor da sangrenta batalha no vale do Lugg e conseguiu seu objetivo: unificar os reinos da Britânia sob um juramento de fidelidade ao jovem rei Mordred. Chegou, então, a hora de um confronto definitivo contra os saxões, para expulsá-los de uma vez das terras britânicas e alcançar uma era de paz e prosperidade.
Mas um grande conflito pode atrapalhar seus planos: a luta entre os antigos deuses e os cristãos. Para Artur, não importa se a nova religião vencer, desde que isso não atrapalhe seus objetivos. Um homem, porém, jamais se esquecerá da antiga fé: Merlin. Se ele conseguir reunir os treze objetos sagrados da Britânia, espalhados quando os romanos devastaram Ynys Mon, a ilha abençoada, os deuses serão restaurados, os saxões lançados ao mar e o cristianismo será apagado até o último vestígio. O mais poderoso desses objetos é um caldeirão mágico. Para recuperá-lo, Merlin deverá partir em uma jornada que o levará a lugares perigosos e desconhecidos. Nessa viagem, contará com o auxílio de sua magia e da espada de Lorde Derfel, um dos mais poderosos guerreiros de Artur, que segue com ele rumo aos confins da terra em busca do tesouro. O caos, porém, toma conta de toda a Britânia. E onde menos espera, Artur recebe golpes duríssimos, que põem em risco sua vida, família e todos os planos para o reino.
Excalïbur - Neste último episódio, a Britânia está mergulhada em trevas profundas. O rei Mordred governa com mão de ferro, e Artur, separado de Guinevere após ser traído por ela, vê seus sonhos de paz desmoronarem. Em sua eterna luta para unir todo o reino, Artur enfrenta inimigos poderosos e inesperados: os antigos deuses britânicos que poderão ser combatidos apenas com a conversão de Artur ao cristianismo. Um conflito que tem seu clímax na batalha do Mynyd Baddon, um combate memorável que originou as lendas em torno de Artur que chegaram até os nossos dias.
"Aprendi que um rei só é tão bom quanto o
homem mais pobre sob o seu governo."
Bernard Cornwell é realmente surpreendente, é aquele tipo de autor que ou você ama ou odeia é 8 ou 80. Depois de ter lido a trilogia "A busca do Graal" o que não foi umas das melhores leituras da minha vida, fiquei com um pé atrás ao ler As crônicas de Artur mas aí resolvi dar mais uma chance e encarar e, UAU.
Todo mundo conhece a história do Rei Artur e seus cavaleiros, mas aqui temos um Artur bem diferente o autor criou essa história com base em documentos arqueológicos encontrados recentemente e que explicam a lenda que gira em torno de Artur. A trilogia está longe de ser um romance ou uma fantasia esse é aquele tipo de literatura pra macho.
O livro começa um pouco devagar e arrastada mas depois das primeiras 100 páginas da uma guinada e a leitura fica mais fluida e rápida conforme alguns personagens vão aparecendo, dos três volumes o que mais gostei foi do segundo O Inimigo de Deus onde acontecem várias reviravoltas tão frenéticas que eu não conseguia largar e quando chegou ao fim eu quis ler de novo, e é onde os personagens se mostram de verdade alguns que você odeia no começo vai passar a gostar e outros que gostava vai passar a odiar. O terceiro volume da uma caída no ritmo porém é um livro um pouco mais tenso.
As descrições das batalhas são impressionantes e de tirar o folego, os personagens são super cativantes principalmente o Derfel que é o narrador da história eu me apaixonei por ele, ele é corajoso, sarcástico e tão carismático que consegue influenciar o leitor fazendo com que sinta ódio das pessoas que ele odeia e ame as pessoas que ele ama e isso é muito legal. Merlin é sensacional e as discussões dele com Derfel são muito divertidas, Guinevere também é uma personagem bem carismática assim como Artur apesar de algumas chatices dele. É incrível como o autor consegue fazer o leitor se apaixonar pelos personagens e ao mesmo tempo odia-los assim como Lancelot que nojo. Os costumes da época são muito interessantes, era um povo sujo, não tomavam banho, tinham piolhos, dentes podres, superstição com tudo e ninguém era bonito.
Uma coisa que chama bastante a atenção é o conflito e a intolerância religiosa entre o druidismo e o cristianismo que na época queria devastar tudo, e como isso afetava e de que forma afetava a vida das pessoas, o autor não poupa as criticas sobre isso e trás muitas reflexões, até porque a magia nos livros tem uma explicação lógica e racional o que no início parecem ser meros truques mas depois a coisa vai ficando bem mais séria.
Uma coisa que chama bastante a atenção é o conflito e a intolerância religiosa entre o druidismo e o cristianismo que na época queria devastar tudo, e como isso afetava e de que forma afetava a vida das pessoas, o autor não poupa as criticas sobre isso e trás muitas reflexões, até porque a magia nos livros tem uma explicação lógica e racional o que no início parecem ser meros truques mas depois a coisa vai ficando bem mais séria.
Essa trilogia é simplesmente sensacional aqui o autor não te da meio termo, ou você ama ou odeia e Bernard Cornwell merece meu crédito. Os livros são incríveis não só na história mas também nas edições com essas capas belíssimas e recomendo fortemente que leia. Sensacional.
Vou deixar aqui a indicação de dois filmes e um seriado que eu gosto para quem tiver interesse em ver.
É isso se você gostou deixe um comentário ou compartilhe e até mais!!
"...o homem deve amar a paz, mas se não puder lutar de todo
FILMES
1995 2004
2011
LIVROS LIDOS
Trilogia As Crônicas de Artur
O Rei do Inverno - Volume I
Autor: Bernardo Cornwell
Editora: Record
Ano:2015/Páginas:546
O Inimigo de Deus - Volume 2
Autor: Bernardo Cornwell
Editora: Record
Ano: 2015/Páginas: 518
Excalïbur - Volume 3
Autor: Bernardo Cornwell
Editora: Record
Ano: 2015/Páginas: 532
Nenhum comentário:
Postar um comentário