"Eles quiseram me tratar como uma menina, mas vou lhes mostrar que sou a rainha da Inglaterra."
Sinopse: Herdando o trono aos 18 anos em uma época instável e violenta na Grã-Bretanha, Vitória foi uma das mais famosas e controversas soberanas. Mãe de nove filhos, viúva do príncipe Albert, reinou por 64 anos, de 1837 a 1901, o mais longo da história britânica.
Este período foi um marco da industrialização, da expansão econômica e dos avanços que permitiram novos padrões urbanos, como o uso de trens e metrô, a disseminação dos jornais, a invenção da fotografia e um extraordinário desenvolvimento artístico.
Mas a era vitoriana foi também uma época de conservadorismo, da grande fome que matou mais de um milhão de pessoas na Irlanda, das Guerras do Ópio na China e da ocupação britânica no Egito.
É uma biografia muito gostosa de se ler, rápida e fluida com uma linguagem bem fácil e simples. Gostei muito de conhecer a história de uma soberana que eu não conhecia e que deu nome a um período. Vitória era uma mulher de temperamento forte e por vezes arredio mas de uma sinceridade e bondade sem limites, o autor que era um grande admirador da rainha passa por cima dos escândalos e não economiza nos elogios a ela e o quanto ela amava o príncipe Albert quase transformando o livro em um romance.
Ao longo da leitura se percebe que o autor deixa passar muita coisa mas isso tem um motivo, ao escrever o livro ele queria escrever algo que ele gostaria de ler por isso a biografia é tão simples e curta. Tem uma pitada de sarcasmos porém muito sutil, esse livro está longe de ser uma biografia definitiva e se você pretende fazer um estudo aprofundado sobre a rainha e a era vitoriana esse livro não é recomendado mas é perfeito para quem quer começar a ler biografias.
Eu sou fascinada por biografias principalmente de personalidades históricas e gostei muito de ter lido essa, Vitória sem dúvida nenhuma foi uma grande mulher, teve algumas atitudes dela principalmente no final que eu não gostei muito e não concordo com o que ela fez mas...era outra época né. É um livro que eu recomendo bastante principalmente para os iniciantes no gênero biografia, ele deu origem ao filme A jovem rainha Vitória de 2009 que é lindíssimo e pode ser encontrado facilmente na internet, no youtube e no Netflix.
É isso, se você gostou deixe um comentário ou compartilhe e até mais!!
Rainha Vitória Príncipe Alberto de Saxe-
Coburgo-Gota
FILMES
1937
2009
LIVRO LIDO
Rainha Vitória
Lytton Strachey
Editora: BestBolso
Ano: 2015/Páginas: 336
Nenhum comentário:
Postar um comentário