"Sede homens, caros amigos e na alma o pudor tende
[sempre!
Possa o respeito recíproco a todos dar brio na pugna.
São mais poupados na guerra os que sabem morrer
[bravamente;
os fugitivos nem glória jamais obterão, nem defesa."
Ao contrário do que muitos pensam a Ilíada não se trata da Guerra de Tróia, mas de um único fato que ocorreu no nono ano de guerra e que durou por volta de 56 dias.
A ira de Aquiles.
Após o exercito grego saquear o templo de Apolo próximo de Tróia Agamenon rapta uma sacerdotisa chamada Criseida, o pai da Criseida revoltado pede a filha de volta e diz para Agamenon que se ele não devolver Apolo vai mandar algumas pragas para o exercito, e realmente de fato isso acontece.
O exercito começa a ser dizimado e então Agamenon devolve a menina para o pai porém ele resolve pegar pra si a Briseida que fazia parte dos espólios do Aquiles, e naquela época tirar o espólio de um guerreiro era um crime grave, Aquiles fica revoltado e decide não lutar mais.
Várias batalhas acontecem e muitos gregos morrem, desesperados fazem de tudo para Aquiles voltar mas nada adianta até que, Pátroclo seu melhor amigo pede a armadura de Aquiles emprestada fingindo ser ele para ajudar o exercito grego, confundido com Aquiles acaba sendo morto por Heitor.
Aquiles fica muito revoltado e decide voltar para a batalha e mata Heitor, o livro termina quando o pai de Heitor o rei Príamo vai até o acampamento dos gregos e pede o corpo do filho de volta para o Aquiles.
Homero viveu entre os séculos IX ou VIII a.c e sua obra foi transmitida oralmente e por falta de evidências torna duvidosa a sua existência, conta-se até mesmo que era cego mas isso não temos como saber.
Todos sabem como a guerra de Tróia teve início e o que a causou, mas isso não é contado no livro, o antes e o durante da guerra o leitor fica sabendo através das conversas entre os personagens. O que não ficamos sabendo é o final e a morte de Aquiles, não tem um começo meio e fim é uma história linear. Uma coisa interessante é a interferência dos deuses o tempo inteiro e a influência que eles tem na guerra, são vários deuses citados e alguns são a favor dos troianos e outros dos gregos que querem comandar a guerra do jeito deles, mas quando as coisas desandam é Zeus que interfere para que as coisas aconteçam do jeito que ele quer, o que o leitor não fica sabendo é o por que ele faz aquilo, é um dos personagens mais importantes.
Esqueçam o que viram no filme Tróia, Aquiles não é um fanfarrão, naquela parte quando ele mata Heitor e amarra o corpo na biga e sai arrastando, é horrível aquilo, mas ele teve um motivo pra fazer o que fez, Heitor fez isso antes com o corpo de Pátroclo. Heitor é um guerreiro corajoso mas muito estragado pelos deuses, um momento de vergonha alheia é quando ele vai enfrentar Aquiles e com medo ele sai correndo dando 3 voltas em torno dos muros de Tróia, e isso foi brochante (rsrsr).
A Ilíada não é apenas uma história é todo um código de conduta e moral, não existem heróis ou vilões, além de mostrar como era a cultura da época com seus deuses, e as cerimônias.
Existem algumas traduções dessa obra e a minha é do Carlos Alberto Nunes que é considerada uma das melhores por ser mais fiel pois ele segue a mesma métrica de Homero, porém é bem mais difícil, pra você assim como eu que nunca leu e quer iniciar procure uma que seja mais confortável e ai sim depois dessa primeira experiência leia a tradução do Carlos Alberto, e esteja ciente de que é um livro que vai tomar todo o seu tempo e sua atenção.
Apesar da dificuldade que tive foi uma experiência incrível entrar em contato com esse tipo de texto e não tenha medo de ler vale muito a pena, só tem a acrescentar e recomendo muito. Para quem quiser saber mais a fundo sobre isso eu vou deixar aqui em baixo um vídeo de uma entrevista com o professor André Malta para o programa Literatura Fundamental do canal Univesp onde ele vai falar mais sobre a Ilíada e, também vou deixar a indicação de dois livros; Grandes Epopeias da Antiguidade e do Medievo que trás alguns textos teóricos sobre a Ilíada o que me ajudou bastante e uma outra dica também é de um romance que eu já falei dele aqui no blog que é o Helena de Tróia lá você vai ficar sabendo sobre toda a guerra, vou deixar as informações e as fotos dos livros aqui em baixo.
É isso, pra quem gostou deixe um comentário ou compartilhe e até mais!!
LIVRO LIDO
Ilíada
Homero
Tradução: Carlos Alberto Nunes
Editora: Saraiva de bolso
Ano: 2011/Páginas: 603
LIVROS INDICADOS
TEÓRICO
Grandes Epopeias da Antiguidade e do Medievo
Organizado por Dominique Santos
Editora: Edifurb
Ano: 2009/Páginas: 352
ROMANCE
Helena de Tróia
Margaret George
Editora: Geração Editorial
Ano: 2009/Páginas: 768
Nenhum comentário:
Postar um comentário