Pesquisar este blog

Inicio

quarta-feira, 6 de janeiro de 2016

TRILOGIA: A BUSCA DO GRAAL


" Eu sou um arqueiro inglês pensou Thomas, e não quero mais nada."


Sinopse: O ARQUEIRO: Thomas tem apenas 18 quando sua aldeia é atacada por um homem misterioso, conhecido apenas como Arlequim. Ele lidera um grupo de guerreiros com uma missão: roubar a laça de São Jorge, uma das maiores relíquias da cristandade. O jovem escapa e promete a seu pai moribundo vingar-se dos agressores e recuperar o objeto precioso. Deixa o que restou do povoado e viaja para o outro lado do Canal da Mancha, onde se junta a grupos de arqueiros ingleses em permanente combate com os franceses. Começam então suas aventuras em campo de batalha. O que ele ainda não sabe é que terá de enfrentar um grande mistério que assombra sua vida: os planos diabólicos do famigerado Arlequim, que podem afetar o destino de muitos reinos poderosos, e sem querer, é colocado na trilha do lendário Santo Graal.

O ANDARILHO: Após sobreviver à batalha de Crécy, Thomas de Hookton, o valente arqueiro inglês, é enviado pelo rei numa missão na qual teria de descobrir mais sobre o legado de seu pai, que parece ligado ao Graal. Mas Thomas acaba envolvido na luta contra um exercito invasor e, nas fileiras inimigas, descobre que há outros na trilha do objeto sagrado. Homens que não se deterão diante de obstáculo algum. Thomas, então, volta á sua aldeia natal em busca de um indício que possa colocá-lo no caminho certo. E encontra pistas que o deixam sob risco ainda maior e que apontam novas direções para sua missão. Thomas atravessa a Europa entre arqueiros, mercenários, reis, monges, guerreiros, cardeais, inquisidores, nobres e lindas mulheres.

O HEREGE: Thomas viaja á frente de alguns homens até o interior da França. Lá, toma uma fortificação inimiga, que usa como base para suas expedições a Astarac, terra de seus ancestrais, a família Vexille, que teria sido guardiã do Graal, pretende, com essa arriscada expedição, atrair a atenção de seu primo e inimigo, Guy Vexille, conhecido como o Arlequim e que também busca o Cálice Sagrado. Mas jogos políticos e uma bela jovem acusada de feitiçaria podem atrapalhar os planos de Thomas, e fazer com que a maior relíquia da cristandade caia nas mãos de homens inescrupulosos que ambicionam apenas o poder e a fortuna que um objeto tão venerável lhes proporcionaria.

"Um arqueiro não mira, ele mata.
está tudo na cabeça, nos braços, nos olhos, e matar um homem não é diferente de matar uma corça. Puxar e soltar. Olhe e solte, não pense. Puxe a corda e deixa que Deus guie a flecha."

Finalmente depois de muito tempo consegui finalizar essa trilogia, e confesso que tive muita dificuldade com esses livros. Não com o texto mas a história principalmente no primeiro livro que apesar de ter muita batalha e muita ação o livro é muito arrastado e chega a ser chato, a impressão que eu tive é que os personagens não saiam do lugar e o Thomas parecia que estava totalmente perdido ali, as vezes eu me perguntava o que ele esta fazendo lá, a batalha de Crécy foi muito interessante mas foi tão longa que quando terminou eu estava cansada, como se eu tivesse participado. 
Já no segundo livro a história começa a se desenrolar melhor, também tem muitas batalhas mas o ponto alto do livro é a busca de Thomas pelo Graal e a intromissão da igreja e as torturas praticadas pela inquisição, e o terceiro livro ficou bem melhor e teve um final que eu gostei bastante. Nunca tinha lido nada do Bernard Cornwell e sempre ouvi as pessoas falando que ele é aquele tipo de autor que  ou você ama ou você odeia. Achei a trilogia boa mas não foi uma das melhores coisas que já li na vida, apesar de ter começado ruim os livros trazem muitas coisas interessantes. 
O palco da história é a guerra dos cem anos entre a Inglaterra e a França quando elas ainda eram dividas entre a Bretanha e a Normandia e que durou aproximadamente 116 anos, mas o foco principal é o arco longo inglês que era muito utilizado nesse período, e o que é interessante é como eles eram temidos naquela época e o quanto eram difíceis de manusear, tanto que para se tornar um arqueiro a pessoa levava 10 anos. Ao longo da história o autor vai trazer muitos questionamentos em relação a igreja católica através do Thomas que apesar de ser cristão ele tem muitas dúvidas sobre a sua fé e sobre o que ele realmente acredita, também tem as primeiras aparições dos canhões e como eles eram ineficazes na batalha, e ao longo do terceiro livro vamos ver o inicio da peste negra. 
Os livros trazem uma infinidade de personagens, mas com certeza os melhores pra mim são William Skeat que não tem papas na língua, é extremamente engraçado mas é aquele engraçado cheio de sarcasmo, ele é sensacional, e o outro é Sir Guillaume que apesar de ter uma feição maléfica que faz com que até o Diabo tenha medo dele, não tem como você não simpatizar com ele, que até em momentos de raiva ele solta umas coisas que acabam sendo engraçadas, queria que ele tivesse tido um destaque bem maior nos livros. Tem o Robbie mas depois ele faz umas coisas que não agradam muito e me fez ficar desejando a morte dele no final. 
O Thomas em si no inicio do primeiro livro ele parece ser interessante mas depois...não sei, acho que ele e um boneco de Olinda parece igual. Sem falar claro nas mulheres que ele encontra ao longo da história que também não vi graça, principalmente na Genevieve que em poucos momentos com Thomas ela diz coisas interessantes, mas na maioria das vezes ela só fala uma frase, apesar de ser guerreira achei ela muito apagada. 
As batalhas são espetaculares muito bem descritas, o autor não tem dó e conhece muito sobre estratégias de batalha, são bem violentas e sangrentas, sem falar no show de história. Pra você que gosta de livros desse gênero recomendo bastante, apesar das oscilações na história é uma trilogia boa com muita ação e muita história e se quiser saber um pouco mais sobre o arco longo vou deixar um vídeo curto bem interessante que fala um pouco sobre ele.
Pra quem gostou deixe um comentário ou compartilhe até mais!! 

 
CASTELO DE ASTARAC

Hundred Years' War montage.jpg






LIVROS LIDOS

TRILOGIA A BUSCA DO GRAAL

O Arqueiro
Bernard Cornwell
Editora: Record
Ano: 2004/Páginas:450

O Andarilho
Bernard Cornwell
Editora: Arqueiro
Ano: 2003/Páginas: 461

O Herege
Bernard Cornwell
Editora: Arqueiro
Ano: 2010/Páginas: 392

Nenhum comentário:

Postar um comentário