Pesquisar este blog

Inicio

quarta-feira, 3 de fevereiro de 2016

O ENIGMA DE ALEXANDRE O GRANDE


"As pessoas pensavam que o deserto era uma superfície plana e homogênea, desprovida de personalidade e de características reconhecíveis. Mas não era nada disso, não depois que se passasse por ele algumas vezes. Cada região tinha sua personalidade e aparência próprias. Algumas eram planícies salinas nos Estados Unidos, onde são quebrados os recordes de velocidade terrestre. Outras eram como mares revoltos transformados em dunas; e embora as dunas se deslocassem, as formas mais subjacentes em si eram imortais e permanentes. E havia também numerosos rochedos e plataformas, muitos dos quais Knox já escalara."  

Sinopse: Existem muitas lendas sobre a vida e a morte de Alexandre o Grande, um dos maiores conquistadores da Antiguidade. Durante séculos, pesquisadores e aventureiros buscaram ao redor do mundo o que seria o local de descanso final do general. Todas as tentativas falharam... Até agora.
Daniel Knox é um jovem arqueólogo cuja promissora carreira foi interrompida quando conheceu a poderosa família Dragoumis, descendentes de macedônios dedicados a atividades políticas extremistas. Ao ver sua reputação abalada, Knox torna-se instrutor de mergulho de um corrupto milionário egípcio, Hassan al-Assyuti. Contudo, um desentendimento com o patrão obriga-o a fugir.
Sua jornada o conduz até uma escavação em Alexandria, onde está localizada uma catacumba milenar recém-descoberta. Durante a análise das ruínas, os investigadores se convencem de que o local apresenta pistas que podem levá-los à lendária tumba de Alexandre. Porém, a escavação é patrocinada por ninguém menos que os Dragoumis, e Knox logo se vê diante de seus inimigos.
O arqueólogo começa então uma corrida pelo Egito na companhia de seu fiel amigo Rick para impedir que a descoberta histórica mais importante do século caia em mãos erradas. E ele ainda tem de se preocupar com a habilidosa linguista Gaille Bonnard. Filha de um antigo amigo e integrante da equipe de escavação, ela sente um ódio mortal por Knox. Apesar de suas diferenças, ele lutará para protegê-la da influência cada vez mais perigosa dos Dragoumis e para impedir que ela se torne mais uma vítima deles.

"Alexandria não ostentava pirâmides, nenhum Karnak ou Abu Simbel, nenhum Vale dos Reis. E, no entanto, havia 2 mil anos seus edifícios eram verdadeiras maravilhas. O farol de Faros fora considerado uma das sete maravilhas. O Templo das Musas era a principal referência de conhecimento e cultura no mundo. O Templo de Serápis assombrara os adoradores com o seu esplendor e a ilusão de suas estátuas, que pareciam voar. Os palácios reais de Cleópatra eram imersos em uma extraordinária atmosfera de romance. E, acima de tudo, a cidade exibira o mausoléu de seu patriarca, o próprio Alexandre, o Grande."

Finalmente depois de 3 anos encalhado na estante conclui a leitura desse livro e digo mais, adorei.
O livro é narrado em terceira pessoa e apesar de Daniel Knox ser o protagonista da história, o livro vai trazer o ponto de vista de alguns personagens, pode ter gente que se incomode com isso por dar a impressão de ser confuso. Mas muito pelo contrario eu achei muito interessante o jeito que a história foi construída o que tornou a leitura muito mais dinâmica e bem mais empolgante.
O livro é repleto de ação do começo ao fim, cheio de informação histórica com personagens bem construídos e uma narrativa fácil e divertida, teve alguns momentos em que alguns personagens e até mesmo as falas pareciam meio clichês mas nada de mais. Esse é o livro de estréia de Will Adams e o primeiro de uma série, o segundo livro já foi lançado e chama Exodo que vai trazer o Daniel Knox em mais aventura e não vou contar nada do livro, logo logo falarei dele aqui, ele puxa um pouco para o estilo de escrita do Dan Brown porém muito melhor.
O livro trás várias informações sobre o Alexandre o Grande e até mesmo referencia de livros para pesquisa e o autor transforma tudo isso e deixa tudo mais simples e fácil, quanto a tumba existem alguns documentários que falam sobre isso e em 2012 estava sendo feita uma escavação na colina Kasta em Anfípolis, antiga região macedônia da Grécia onde encontraram um complexo funerário da mesma época de Alexandre mas ao que tudo indica o próprio não esteve enterrado lá. 
De acordo com a história o corpo de Alexandre esteve em Alexandria onde ficou exposto por centenas de anos tendo sido visto por Julio César, Otaviano e Caracala, mas não se sabe até que ponto isso é verdade. Existe um sarcófago exposto no Museu de Arqueologia na Turquia que diz ser de Alexandre o Grande pelo detalhe de um jovem no cavalo carregando uma lança e usando um elmo em forma de cabeça de leão mas não da pra saber se é realmente vou deixar uma foto dele aqui e também  vou deixar um vídeo e o link com as informações sobre a escavação para quem tiver curiosidade. 
Se você é fã de história assim como eu, pesquisas arqueológicas e fã de Alexandre o grande um dos maiores conquistadores da história recomendo muito esse livro.
É isso se você gostou deixe um comentário ou compartilhe até mais!!

Resultado de imagem para alexandre o grande
Na ponta do sarcófago do lado esquerdo, mostra um jovem no cavalo que aparentemente devia ter uma lança em sua mão, está usando um elmo com formato de cabeça de leão o que indica que seria Alexandre. Este sarcófago está exposto no Museu de Arqueologia na Turquia.

Alguns links com a matéria sobre a escavação feita na Grécia:




LIVRO LIDO

O Enigma de Alexandre o Grande
Will Adams
Editora: Record
Ano: 2012/Páginas: 378

Nenhum comentário:

Postar um comentário