Sinopse: Aos dezesseis anos, numa seleção nacional para acompanhamentos reais, Cixi foi escolhida para ser uma das várias concubinas do Imperador. Quando ele morre em 1861, é o filho de cinco anos de ambos que assume o trono. Mas a imperatriz organiza um golpe contra os regentes indicados pelo marido e passa a ser a verdadeira líder da China - ainda que literalmente atrás do trono, com uma tela de seda que a separava de seus oficiais (todos homens).
Cixi teve que lutar contra enormes obstáculos que precisaram ser derrubados para transformar o império chinês. Ela foi responsável por implantar muitos dos atributos de um Estado moderno, como a indústria, ferrovias, eletricidade e novos armamentos; e mesmo por avanços como a abolição de torturas milenares e o reconhecimentos de certos direitos das mulheres, tirando a imagem de que a imperatriz-viúva não passava de uma déspota sanguinária e conservadora.
Cixi reinou em tempos extraordinários e teve de lidar com grandes crises nacionais, como as rebeliões Taiping e dos boxers e as guerras contra a França e a invasão do Japão.
O que falar desse livro? Simplesmente maravilhoso, apesar de todas as dificuldade da época Cixi foi uma mulher fantástica de temperamento forte mas ao mesmo tempo amável com uma pitada de mistério no olhar. Uma época cheia de tradições e ao mesmo tempo beleza, que faz com que você queira conhecer a China.
O que me incomodou nesse livro foi após o filho dela assumir o trono o menino não queria saber de nada com nada, adorava dar umas escapadas pra fazer coisas que não devia e isso acarretou na sua morte, e então Cixi adotou seu sobrinho para ser tornar imperador de nome Guanxu. Eu peguei um ódio desse menino. Um menino totalmente fluênciavel, fazia tudo o que o tutor dele mandava que era contra a reforma da China e não gostava de Cixi, e foi por causa dele que o Japão conseguiu invadir a China, um menino mole, sem ação não conseguia fazer nada sozinho, não tomava uma atitude pra nada. Eu tive vontade de esgana-lo.
O livro é muito bem escrito de leitura rápida, apesar do livro ser grande ele é divido em 6 partes, em cada parte você encontra várias fotos o que faz com que a leitura não se torne cansativa. A autora vai te lançando vários dados históricos, datas e até mesmo cartas que foram escritas na época, a autora é fantástica ela vai contando a história com total certeza do que está falando te dando segurança e credibilidade onde você se sente dentro da história é como se autora estivesse de frente pra você contando tudo o que está acontecendo, até porque algumas pessoas da família dela vivenciaram tudo isso. Um livro maravilhoso, que com certeza recomendo muito, até mesmo pra quem não gosta de biografias vai gostar dele, uma leitura que vale muito a pena de verdade. Pra quem gostou não deixe de comentar ou compartilhar e até mais.
Imperatriz Cixi Imperador Xianfeng marido
Imperador Tongzi - Filho
Imperador Guang-xu - Sobrinho
O mausoléu pertence a dinastia Qing e fica próximo a Beijing é aqui onde Cixi está enterrada junto do filho
A tumba de Cixi
Os protetores de unha Os sapatos
LIVRO LIDO
A Imperatriz de Ferro - A Concubina que criou a China Moderna
Jung Chang
Editora: Companhia das Letras
Ano: 2014/Páginas: 520
Nenhum comentário:
Postar um comentário