Pesquisar este blog

Inicio

sábado, 24 de janeiro de 2015

O LIVRO DA MITOLOGIA

Imagem relacionada

Logo no incio do livro o autor nos mostra as diferenças entre os Deuses gregos e romanos e suas varias formas de contar essas histórias. Nos deparamos com Perseu e Medusa, as aventuras de Hércules, Cúpido e Psique, Júpiter e Juno (Zeus e Hera) todas as divindades greco-romanas e as tentativas de explicar fenômenos da natureza. Sem nos esquecermos também de seus filósofos como Pitágoras e Ovídio. Passando pela Mitologia Egípcia, o surgimento do Budismo, Os Druidas e a Mitologia Nórdica e seus Deuses. Sem nos esquecermos também da literatura grega dando uma rápida passada no conto da Guerra de Troia e as aventuras de Ulisses em a Odisseia e Ilíada.
O que dizer desse livro??? MARAVILHOSO.
Uma leitura deliciosa, fácil e rápida, apesar do tamanho do livro os contos são curtos e no final de cada conto vemos várias poesias que encantam ainda mais os textos. Sem falar também nas ilustrações que são lindas. 
Eu amei esse livro, além dos contos o autor nos mostra também que a mitologia grega vai muito além dos livros, podemos ver em obras de arte, cinema, teatro e etc. 
Pra mim na verdade foi mais ou menos uma releitura, eu já tinha lido à um tempo atras outro livro de mitologia do mesmo autor mais parei porque estava achando muito chato apesar de eu amar mitologia, acho que não era um bom momento pra mim e parei, dai se passaram alguns anos e lançaram esse outro livro que é bem mais completo.
A outra edição do mesmo autor que eu li é bem conhecida se chama O livro de ouro da mitologia eu vou deixar a foto dele aqui, estava comparando os dois livros e são iguais, o que muda são as ilustrações de um para o outro, mas O Livro da Mitologia é mais completo em relação aos textos a única história de ficou de fora foi a de Beowulf. Mas O livro de ouro tem sem falar também que ele é bem mais barato e super fácil de ser encontrado, mas pra quem quer pagar um pouco mais caro O livro da Mitologia é em capa dura e fica bonito na estante.
Um livro super recomendado de verdade pra quem gosta de mitologia grega ou greco-romana entre outras histórias ou gosta de poesia essa é uma boa pedida. Livro Lindoooo!!
Pra quem gostou não esqueça de comentar ou compartilhar pra ajudar na divulgação e até mais.

O Livro de Ouro da Mitologia  O Livro de Ouro da Mitologia

"...Vinde, amigos meus.
Não é tarde de mais para encontrarmos novos mundos,
Remai, e acomodai-vos firmemente, porque nos bateremos
Nas ondas vigorosas; pois é minha intenção
Navegar para além do pôr do sol, onde se banham
Todas as estrelas  do oeste, até que eu morra.
Poderemos ser tragados pelos remoinhos;
Talvez alcancemos as Ilhas Afortunadas,
E vejamos o grande Aquiles, a quem conhecemos."
(As Aventuras de Ulisses - A Odisseia)



LIVRO LIDO

O Livro da Mitologia
Thomas Bulfinch
Editora: Martin Claret
Ano: 2013/Páginas: 656

quinta-feira, 15 de janeiro de 2015

A IMPERATRIZ DE FERRO - A CONCUBINA QUE CRIOU A CHINA MODERNA

Resultado de imagem para a imperatriz de ferro

"Além disso, o reinado de Cixi foi o mais tolerante na história da China. Já não se matavam pessoas pelo que diziam ou escreviam, como fora a norma anteriormente. Para mitigar a pobreza, ela deu inicio a programas de importação de alimentos em grande escala, e a cada ano gastava centenas de milhares, até então milhões de taéis na compra de alimentos para a população. Ao longo desse período de sua carreira, ela se mostrou gentil e misericordiosa para com seu próprio povo, e para com os estrangeiros, foi justa. Ela era universalmente estimada pelos estrangeiros e reverenciada por seu próprio povo, além de ser considerada um dos maiores vultos da história [...]. Em seu governo, de um quarto de século a China fez progressos imensos."

Sinopse: Aos dezesseis anos, numa seleção nacional para acompanhamentos reais, Cixi foi escolhida para ser uma das várias concubinas do Imperador. Quando ele morre em 1861, é o filho de cinco anos de ambos que assume o trono. Mas a imperatriz organiza um golpe contra os regentes indicados pelo marido e passa a ser a verdadeira líder da China - ainda que literalmente atrás do trono, com uma tela de seda que a separava de seus oficiais (todos homens).
Cixi teve que lutar contra enormes obstáculos que precisaram ser derrubados para transformar o império chinês. Ela foi responsável por implantar muitos dos atributos de um Estado moderno, como a indústria, ferrovias, eletricidade e novos armamentos; e mesmo por avanços como a abolição de torturas milenares e o reconhecimentos de certos direitos das mulheres, tirando a imagem de que a imperatriz-viúva não passava de uma déspota sanguinária e conservadora.
Cixi reinou em tempos extraordinários e teve de lidar com grandes crises nacionais, como as rebeliões Taiping e dos boxers e as guerras contra a França e a invasão do Japão.

O que falar desse livro? Simplesmente maravilhoso, apesar de todas as dificuldade da época Cixi foi uma mulher fantástica de temperamento forte mas ao mesmo tempo amável com uma pitada de mistério no olhar. Uma época cheia de tradições e ao mesmo tempo beleza, que faz com que você queira conhecer a China.
O que me incomodou nesse livro foi após o filho dela assumir o trono o menino não queria saber de nada com nada, adorava dar umas escapadas pra fazer coisas que não devia e isso acarretou na sua morte, e então Cixi adotou seu sobrinho para ser tornar imperador de nome Guanxu. Eu peguei um ódio desse menino. Um menino totalmente fluênciavel, fazia tudo o que o tutor dele mandava que era contra a reforma da China e não gostava de Cixi, e foi por causa dele que o Japão conseguiu invadir a China, um menino mole, sem ação não conseguia fazer nada sozinho, não tomava uma atitude pra nada. Eu tive vontade de esgana-lo.
 O livro é muito bem escrito de leitura rápida, apesar do livro ser grande ele é divido em 6 partes, em cada parte você encontra várias fotos o que faz com que a leitura não se torne cansativa. A autora vai te lançando vários dados históricos, datas e até mesmo cartas que foram escritas na época, a autora é fantástica ela vai contando a história com total certeza do que está falando te dando segurança e credibilidade onde você se sente dentro da história é como se autora estivesse de frente pra você contando tudo o que está acontecendo, até porque algumas pessoas da família dela vivenciaram tudo isso. Um livro maravilhoso, que com certeza recomendo muito, até mesmo pra quem não gosta de biografias vai gostar dele, uma leitura que vale muito a pena de verdade. Pra quem gostou não deixe de comentar ou compartilhar e até mais.

  
        Imperatriz Cixi                                Imperador Xianfeng marido

 
  Imperador Tongzi - Filho

Imperador Guang-xu - Sobrinho

                        
              
              
    
    O mausoléu pertence a dinastia Qing e fica próximo a Beijing é aqui onde Cixi está enterrada junto do filho

       
A tumba de Cixi        

           
Os protetores de unha          Os sapatos                                   

LIVRO LIDO

A Imperatriz de Ferro - A Concubina que criou a China Moderna
Jung Chang
Editora: Companhia das Letras
Ano: 2014/Páginas: 520

domingo, 4 de janeiro de 2015

CONAN - O BÁRBARO

Conan, O Bárbaro

"A bandeira do Leão balança e cai nas trevas assombradas pelo horror: Um dragão escarlate, nascido dos ventos da ruína, sussurra. Os brilhantes cavaleiros estão amontoados onde as lanças pontiagudas irrompem, e nas montanhas arrepiantes os deuses perdidos da escuridão despertam. Mãos mortas apalpam nas sombras e estrelas empalidecem de pavor, pois está é a Hora do Dragão - o triunfo do medo e da noite."

Conan rei de Aquilônia depois de um golpe perde seu trono para seu inimigo Valerius até então herdeiro do reino onde Conan é rei. E Valerius após assumir Aquilônia com a ajuda de Amalric, barão de Tor e Tarascuss irmão mais velho do rei da Nemédia reino vizinho que está em guerra com Aquilônia se juntam para dividir o reino e matar Conan. Mas para isso eles recorrem a magia negra, e através de uma joia mistica chamada Coração de Ahriman eles planejam trazer de volta um mago chamado Xaltotum de Acheron morto a mais de 3000 anos, e é ai que os problemas começam.

"A hora do Dragão" é o único romance escrito por Robert E. Howard criador do personagem Conan, eu amei essa história me surpreendeu muito a escrita de Robert que é deliciosa foi a primeira vez que tive contato com a  escrita dele até então eu só conhecia as adaptações para o cinema, vejo Conan desde criança e sempre fui muita fã, além do ramance o livro acompanha também mais três contos: "Além do Rio Negro", "As negras noites de Zamboula" e "Os profetas do circulo negro" que não da pra falar muito deles porque não quero soltar spoilers.
O livro é maravilhoso uma escrita deliciosa que flui facilmente, o que me surpreendeu é que Conan vai muito além daquele bárbaro que mal fala que nos da a impressão de ser totalmente ignorante que só serve para matar como nos vemos nos filmes. Conan é muito maior que isso, ele é uma bárbaro sim, mas também um estrategista, extremamente inteligente, engraçado, sarcástico e razoavelmente bom e justo, é o FODÃO essa é apalavra certa. O livro está repleto de magia, fantasia e personagens mitológicos dos quais alguns nós conhecemos, sem falar que tem muitas cenas de ação e muitas batalhas. O livro vai muito além de uma literatura para macho.
O que me incomodou nesse livro? A capa. A capa é do filme feito em 2011 que trás Jason Momoa na pele do cimério, que é uma re-adaptação de Conan - O Bárbaro de 1982 e Conan - O Destruidor de 1984 ambos interpretado por Arnold Scwarzenegger, que são ótimos eu recomendo, e é bem diferente do Conan interpretado por Momoa. E como Momoa não agradou muito como Conan fizeram isso apenas como um jogo de marketing para divulgar o filme, além da capa o livro também possui fotos do filme mas de ótima qualidade, o papel usado para as fotos é aquele papel brilhoso tipo de revista, mas um pouco mais grosso. Confesso que não gostei disso porque acaba fugindo um pouco do que o livro propõe e confundi o leitor, chamaria mais a atenção e enriqueceria mais se fosse com fotos dos quadrinhos do Conan e agradaria bem mais os fãs do personagem. O livro também indica um site próprio do Conan onde você pode ter acesso a conteúdos extras e mais informações não só do livro mas dos quadrinhos e também dos filmes, eu vou deixar o link aqui embaixo pra vocês. Mas não esqueçam que para ter acesso é preciso fazer o cadastro.
Depois de tudo isso fiquei ainda mais apaixonada pelo personagem, para quem gosta de mitologia e literatura fantástica esse é um prato cheio, um livro que super recomendo não só pra quem é fã do Cimério, mais também não conhece o personagem, ou só viu os filmes assim como eu.  Leiam esse livro ou os quadrinhos porque vale muito a pena de verdade e que mesmo depois de décadas ainda continua encantando.
É isso pra quem gostou não esqueça de deixar um cometário ou compartilhar e até mais.



 
 Resultado de imagem para conan o bárbaro desenho

FILMES

 
Conan - O Bárbaro 1982       Conan - O Destruidor 1984


   
 
Resultado de imagem para conan o bárbaro

 


Conan - O Bárbaro 2011

   

 

Conan - O bárbaro de 1983

Conan - O destruidor de 1984

Conan - O bárbaro de 2011

LIVRO LIDO

Conan - O Barbáro
Robert E. Howard
Editora: Generale
Ano: 2011/Páginas: 384