Sinopse: Governar a Rússia era tanto uma missão imperial sagrada quanto um cálice envenenado: seis tsares foram assassinados, e toda a dinastia viveu sob constante ameaça até a destruição do regime pela Revolução de 1917. Cronistas românticos da tragédia do último tsar gostam de sugerir que a família era amaldiçoada, mas na verdade os Románov estão entre os mais espetaculares e bem-sucedidos construtores de império desde os mongóis. Estima-se que o domínio russo aumentou cerca de 140 quilômetros quadrados por dia desde sua chegada ao poder; em 1613. A construção de impérios estava no sangue dos Románov.
Os Románov foram a mais bem-sucedida dinastia dos tempos modernos, governando um sexto da superfície da terra. Como uma família transformou um principado arruinado pela guerra num dos maiores impérios do mundo? E como eles perderam tudo?
Quando se fala em Románov dificilmente deixamos passar devido a grande curiosidade que esse nome causa. E é exatamente isso que o autor vai fazer, trazer um panorama sobre as coisas que estavam acontecendo não só na Rússia como em toda a Europa ao longo desses 300 anos em que essa dinastia esteve no poder.
A intenção do autor é fazer um estudo de caráter sobre cada tsar mostrando a personalidade de cada um fazendo com que o leitor consiga entender as motivações, ambições e os medos de cada imperador que governou a Rússia desde Miguel I em 1613 até Nicolau II em 1918 chegando até os dias atuais com Putin, o autor dá uma aula de história porém não é um estudo extremamente aprofundado por serem muitas figuras então se você tiver interesse em uma figura especifica vai precisar pesquisar. Em alguns momentos o leitor até esquece que está lendo um livro de história e parece que está lendo um romance. Sua escrita lembra muito a do Robert K. Massie que é aquela escrita leve, fluida e gostosa de ser lida.
O que eu posso dizer desse livro é que eu gostei bastante da leitura, por gostar muito desse assunto e ter curiosidade sobre os Románov o livro é bem interessante, eu já tinha lido Nicolau e Alexandra e Catarina, a Grande do K. Massie e conhecer um pouco mais sobre essa dinastia que ficou no poder por 300 anos foi bem interessante, o que me incomodou foi que ao longo dos capítulos eu tinha a impressão de estar lendo sempre a mesma história pela forma como as coisas aconteciam, parecia que a história sempre se repetia o tempo todo, é um querendo derrubar o outro e o tsar querendo engolir todo mundo, isso sem falar nas fofocas, o que tem de fofoca nesse livro não da nem pra contar, isso sem falar nas cartas que os imperadores trocavam com suas amantes e tem algumas que são bem cabeludas, até Tolstói e Dostoiévsk passaram por maus bocados nessa época mas a parte triste é quando chega no final com as descrições da execução de Nicolau II e sua família e o destino dos ossos.
Mas as partes mais interessantes do livro são sem dúvida a introdução, o prólogo com o título "Dois rapazes nos Tempos Turbulentos" em que o autor faz um paralelo entre o início do reinado de Miguel I em 1613 e o fim com Alexei o filho de Nicolau II em 1918 intercalando as histórias e, o Epílogo com o título "Tsares vermelhos/tsares brancos" que fecha o livro com chave de ouro. Recentemente estreou na Netflix a série/Documentário The Last Czars que vai contar a história do último tsar da Rússia Nicolau II, eu assisti essa série e fiquei chocada, além de contar a história a série trás fotografias e filmagens da época e comentários de historiadores, estudiosos e até mesmo o autor Montefiore aparece. A série é muito bem feita e trás todo um panorama completo da época mas a pior parte é o último episódio que mostra a execução da família e você fica bem aflito a cada minuto sentindo a aflição deles e que por mais que a Netflix tenha suavizado ainda sim é uma cena bem pesada, por mais que o livro traga a descrição do ocorrido é muito diferente de você ver a cena acontecendo na sua frente, eu fiquei arrasada ao final da série remoendo aquela situação e fiquei mal o dia inteiro, por mais que eles tivessem culpa em tudo o que aconteceu a morte deles foi brutal e cruel. Será que era necessário? Mas é uma série que vale bastante a pena mas se prepare para o final, e o livro também é incrível eu recomendo bastante pra quem gosta tanto de história como tem curiosidade em saber mais sobre toda essa dinastia, eu vou deixar aqui em baixo o link de compra caso tenha interesse.
É isso, se você gostou deixe um comentário ou compartilhe até mais!!
Link do post sobre os livros: Catarina, a Grande
Canal no youtube: Aline & Os Livros: História e Literatura com sabor
Facebook: Rainhas Trágicas
Blog: Rainhas Trágicas
Pedro, o Grande Catarina I Catarina, a Grande
Nicolau II Alexandra
SÉRIES
LIVRO LIDO
Os Románov - 1613 - 1918
Simon Sebag Montefiore
Editora: Companhia das Letras
Ano: 2016/Páginas: 910
Nenhum comentário:
Postar um comentário