"Cavalo! Meu reino por um cavalo!
Escravo, arrisco a vida neste jogo,
E aceito a sorte que marca o dado:
Eu creio que há seis Richmonds neste campo,
E cinco eu já matei, em seu lugar.
Quero um cavalo em trova do meu reino!"
Sinopse: Ricardo III é uma peça que narra um pedaço da história da Inglaterra. Encenada pela primeira vez em 1592 e 1593, com enorme sucesso, se passa no final da Guerra das Rosas, conflito sucessório pelo trono da Inglaterra ocorrido entre 1455 e 1485 que coloca em choque político os dois ramos da dinastia Plantageneta: a Casa Real de York e a Casa Real de Lancaster.
A peça oferece uma visão rica dos bastidores políticos no que se refere à imoralidade e à ambição desmesurada para chegar ao poder. Ricardo, Duque de Gloucester - que de fato governou a Inglaterra
de 1483 a 1485 -, não sente remorso algum ao eliminar seus adversários, tramando complôs, traindo familiares e casando-se por interesse com o único fim de chegar ao trono.
Shakespeare retratou Ricardo III exagerando-lhes as características físicas de feiura e sua maldade pessoal, criando um vilão fascinante aos olhos do leitor. Além disso, os diálogos elaborados pelo autor no fim do século XVI chegam ao século XXI, por meio desta tradução, em toda a sua força, carregados de maldades, ressentimentos e ódios à flor da pele, legítimos duelos verbais.
Que peça senhoras e senhores.
Não sei nem o que dizer dessa peça, eu simplesmente amei. É magnifica.
É uma das maiores peças de Shakespeare ficando atrás de Hamlet. É uma das peças mais longas que eu li até agora, tanto que ela não chega a ser encenada inteira devido a sua longa extensão. Ela contém nada mais e nada menos do que 54 personagens e todos com falas, por isso ela vai exigir um pouco de atenção do leitor porque muitos dos personagens tem o mesmo.
Ricardo III é um daqueles vilões que todo mundo odeia mas que ama odiar, ele é cínico,dissimulado, manipulador, sarcástico e totalmente desprovido de consciência (ou quase), por mais asqueroso que ele seja você quer continuar lendo a peça pra saber no que vai dar todas aquelas tramoias.
É um texto magnifico, amei essa peça. A narrativa é bem fluida, os fantasmas das pessoas que Ricardo matou e resolvem visita-lo antes da batalha é uma cena incrível, e a cena de Margaret de Gales jogando pragas também é uma das melhores e que encenadas devem ser hipnóticas.
Por ser uma peça histórica é preciso conhecer um pouco sobre o período em que a história da peça se passa, mais especificamente no fim da Guerra das Rosas que é o conflito entre as casas Lancaster e York e que durou por volta de 30 anos, e ambas essas casas faziam parte da dinastia Plantageneta, ou pelo menos que já tenha lido as três peças sobre Henrique VI.
É uma peça que eu recomendo fortemente a leitura e apesar de ser longa não é cansativa, essa peça se encontra no terceiro e último volume - Peças Históricas do Box Grandes Obras de Shakespeare e faz parte do Projeto de Leitura Lendo Shakespeare que já está chegando ao fim, e a próxima leitura será da peça Ricardo II. Eu vou deixar aqui embaixo o link de compra dessa e outras edições.
É isso, se você gostou deixe um comentário ou compartilhe e até mais!!!
Link de compra na Amazon
Box Grandes Obras de Shakespeare: https://redir.lomadee.com/v2/3299a6ecc41
Ricardo III: https://redir.lomadee.com/v2/32928af4244
LIVRO LIDO
Grandes Obras de Shakespeare
Peças Históricas - Volume três
Peça Lida: Ricardo III
William Shakespeare
Editora: Nova Fronteira
Ano: 2017/Páginas: 608