Sinopse: Este livro, envolvente e elucidativo, descreve, explica e relaciona com os conhecimentos psicanalíticos as mais impostantes histórias contadas para as crianças, incluindo os contos de fadas clássicos e os personagens atuais, como a Turma da Mônica e Harry Potter. Trata-se de uma fonte de reflexão e enriquecimento para pais, professores, psicólogos e demais interessados na infância e no desenvolvimento humano. Constitui também um valioso instrumento para um acesso claro e facilitado aos principais conceitos da Psicanálise.
Eu sabia que ia gostar desse livro, mas não imaginava que ia gostar tanto.
O livro dividido em 2 partes faz uma analise não só dos contos clássicos como também das histórias contemporâneas, os autores nos mostram o que existe por trás dos contos originais e como eles foram suavizados ao longo dos séculos e com as versões para o cinema muitas delas pela Disney, porém é tudo feito de uma forma muito tranquila e sem polemizar mas para alguns pode ser um pouco chocante.
Não é um livro difícil de ser lido, ele tem uma narrativa muito tranquila e fluída mesmo para quem não tem conhecimento sobre o assunto. Não vou usar termos técnicos, quero apenas falar sobre minhas impressões de leitura.
Foi um livro que eu gostei muito de ter lido e que fez com que eu abrisse ainda mais a minha mente em relação a esse universo da criança e do seu desenvolvimento e, até que ponto essas histórias podem influenciar as crianças. Foi uma pena que algumas histórias tenham ficado de lado como a Alice no País das Maravilhas e senti falta de saber mais sobre. (Já falei sobre ela aqui no blog e vou deixar o link aqui embaixo.) A edição do livro é primorosa desde a capa até todo o trabalho feito por dentro do livro, as folhas são meio acinzentadas e todo o texto é escrito em colunas com ilustrações no início de cada capítulo, é uma edição realmente belíssima pena que peca um pouco na revisão. Apesar do tema ser psicanálise é um livro que pode ser lido por todos, logo no início do livro os autores dão 3 opções de leitura:
Aleatório: para quem se interessa por literatura pode começar pelo conto preferido. Foi um livro que eu gostei muito de ter lido e que fez com que eu abrisse ainda mais a minha mente em relação a esse universo da criança e do seu desenvolvimento e, até que ponto essas histórias podem influenciar as crianças. Foi uma pena que algumas histórias tenham ficado de lado como a Alice no País das Maravilhas e senti falta de saber mais sobre. (Já falei sobre ela aqui no blog e vou deixar o link aqui embaixo.) A edição do livro é primorosa desde a capa até todo o trabalho feito por dentro do livro, as folhas são meio acinzentadas e todo o texto é escrito em colunas com ilustrações no início de cada capítulo, é uma edição realmente belíssima pena que peca um pouco na revisão. Apesar do tema ser psicanálise é um livro que pode ser lido por todos, logo no início do livro os autores dão 3 opções de leitura:
Sistemático: para quem está interessado em compreender a infância, trabalha com criança ou estuda psicanálise, psicologia, pedagogia e afins.
Para todos: para quem é leigo no assunto mas tem curiosidade e gosta de literatura os autores se preocuparam bastante em deixar o livro com uma linguagem bem simples.
É um livro sensacional e recomendo muito não só pra quem tem interesse no assunto mas principalmente para quem é curioso e gosta de literatura. Recomendo muito.
É isso, se você gostou deixe um comentário ou compartilhe até mais!!
A Bela e a Fera João e Maria Chapeuzinho Vermelho
Branca de Neve Barba Azul A Pequena Sereia
LIVRO LIDO
Fadas no Divã - Psicanálise nas Histórias Infantis
Diana Lichtenstein Corso, Mario Corso
Editora: Artmed
Ano: 2006/Páginas: 326
Nenhum comentário:
Postar um comentário