Pesquisar este blog

Inicio

sábado, 19 de março de 2016

ALEXANDRE O GRANDE

Alexandre, O Grande

"Sem dúvida, Zeus é o pai de todos os homens, mas, por uma misteriosa predileção, ele escolhe os melhores para fazer deles seus filhos."


Sinopse: Alexandre teve uma vida curta e prodigiosa. Filho de rei, discípulo de Aristóteles, ainda muito jovem concebeu o projeto de uma monarquia universal que unisse os povos do Ocidente e do Oriente até o limite da Índia, então considerado a fronteira do mundo. Tornou-se rei com vinte anos de idade e se entregou a esse sonho.
Completou a obra do pai, Filipe, que começara a transformar uma região periférica em uma potência militar. Consolidou a liderança macedônia sobre o mundo grego. Desafiou e venceu o invencível Dario, rei dos persas. Realizou campanhas prodigiosas, tomou fortalezas inexpugnáveis, sitiou cidades poderosas, sempre em inferioridade numérica. Fez marchas impossíveis, atravessou montanhas, desertos e rios, alterou o rumo de batalhas que estavam perdidas e nunca foi derrotado. Foi generoso e cruel.
Conquistou as terras que hoje formam o Egito, a Península Arábica, a Síria, a Turquia, o Irã, o Afeganistão e a Índia. Miscigenou populações, religiões e culturas. Incorporou os vencidos ao exército e à corte. Fundou cidades. Abriu novas rotas terrestres e marítimas. Estimulou as trocas comerciais. Modernizou a administração. Financiou pesquisas científicas.
Morreu em 323 a.c, antes de completar 33 anos, quando se preparava para anexar toda a orla do Mediterrâneo. Sua morte e o posterior desmembramento do império abriram caminho para a ascensão de Roma. O mundo já era, definitivamente, outro: a cultura grega havia se difundido e, ao mesmo tempo, recebera a influência dos povos asiáticos. Começava o período helenístico, com a dissolução de identidades locais e o surgimento da ideia de uma humanidade homogênea, unificada pela cultura. 

"A Macedônia seria muita pequena para satisfaze-lo."

Esse livro é sem dúvida o mais completo sobre a trajetória de Alexandre, a riqueza de detalhes nas descrições impressionam.
Eu demorei bastante pra ler esse livro, a narrativa é bem lenta e devido a quantidade de nomes de cidades, regiões, povos, pessoas, as localizações de um lugar "X" que leva ao caminho "Y", estratégias de batalha, armas, torna a leitura arrastada, confusa e muito densa, não é um livro fácil de ser lido é cansativo confesso que tive bastante dificuldade pra ler e pensei em desistir várias vezes porque já não aguentava mais ver marcha atrás de marcha.
Mas apesar disso vale a pena a leitura, como fonte de informação o livro é riquíssimo em detalhes dando a impressão de que o autor esteve lá. Escrito em 1833 ele é considerado um livro definitivo sobre a história de Alexandre o grande, claro que muitas coisas nunca ficaremos sabendo se são verdadeiras ou não. Eu só conheci a história de Alexandre através do filme de 2004 com Collin Farrell e Angelina Jolie que é bom mas é uma história bem enxugada e contem algumas distorções. No filme Alexandre é retratado como um beberrão bissexual que supostamente tinha um relacionamento incestuoso com a mãe. 
Mas não é bem assim, Alexandre era sim influenciado pela mãe mas não tanto assim e Heféstion no livro era sempre mandado para cidades vizinhas enquanto Alexandre continuava em frente e, quanto a sua morte também não sabemos o que realmente aconteceu se ele ficou doente ou se foi envenenado e o autor também comenta que não há nenhum documento confiável atestando de fato quem assumiria seu lugar. Uma outra coisa que chama bastante a atenção também é a sua aparência, sabemos que Alexandre tinha mais ou menos 1,49 de altura e era branco com olhos azuis mais outros dizem que ele tinha Heterocromia ou seja olhos com cores diferentes, um era azul e o outro castanho, e que segundo Plutarco as estatuas feitas pelo artista grego Lísipo são as mais fiéis e que o próprio Alexandre havia proibido outros escultores de fazerem retratos seus e que somente Lísipo podia faze-lo.
Apesar de tudo Alexandre sem dúvida é uma das maiores figuras da história e que se não fosse por ele não teríamos conhecimento do mundo grego e de toda a sua cultura.
O livro vale a pena mas precisa de um pouco de paciência por ser difícil e cansativo, é um livro que precisa ser lido com calma e sem pressa, essa edição acompanha um mapa colorido mostrando toda a trajetória de Alexandre que ajuda na leitura.
É isso, se você gostou deixe um comentário ou compartilhe, até mais!!


"Outrora vós éreis miseráveis e erráveis através das montanhas com vossos rebanhos, sem teto, expostos aos ataques de trácios, tribalos e ilírios. Meu pai vos domiciliou em aldeias e cidades. Substituiu vossas peles de animais pelo uniforme dos guerreiros. Ele vos tornou senhores dos bárbaros da vizinhança. Abriu para a vossa indústria as minas do Pangaion e permitiu que vossos navios singrassem os mares. Pôs a vossos pés a Tessália, Tebas, Atenas e o Peloponeso. Exigiu, e obteve, a hegemonia suprema sobre todos os helenos para marchar contra os persas. Tudo isso fez Filipe. Grandes coisas por si mesmas; mas nada, quando comparadas ao que foi realizado depois."
Discurso de Alexandre às tropas macedônias na Babilônia.
  
Estatua de Alexandre feita                         Felipe II pai de Alexandre
por Lísipo

Alexandre e Heféstion




FILMES


1956                          2004





LIVRO LIDO

Alexandre o Grande
Johann Gustav Droysen
Editora: Contraponto
Ano: 2010/Páginas: 504

Nenhum comentário:

Postar um comentário