Pesquisar este blog

Inicio

sexta-feira, 25 de março de 2016

O HOBBIT


"Lá, e de volta outra vez."

Sinopse: O hobbit Bilbo Bolseiro leva uma vida confortável e sem ambições, raramente aventurando-se para além de sua despensa ou de sua adega. Mas sua tranquilidade é perturbada quando o mago Gandalf e uma companhia de treze anões batem à sua porta e o levam para uma expedição. 
Seu plano é roubar o tesouro guardado por Smaug, o Magnífico, um dragão imenso e muito perigoso...
"O mundo está dividido entre aqueles que já leram 
e os que ainda não leram O Hobbit e O Senhor dos Anéis."
THE SUNDAY TIMES

E isso é bem verdade, a primeira vez que tive contato foi através dos filmes "O Senhor dos Anéis" e fiquei enlouquecida e apaixonada. O Hobbit foi publicado em 1937 e foi escrito para crianças, isso mesmo para crianças e, foi essa história que deu origem a trilogia "O senhor dos Anéis" e vai contar a história dessa criatura mais improvável da face da terra, pequena menor que um anão com pés peludos, muito pacata e comilona e que vê sua vida mudar de uma hora pra outra.
Eu tive medo de ler porque sempre me falaram que "O Senhor dos Anéis" é muito difícil de se ler, mas o hobbit não, a narrativa é bem fluida e de fácil entendimento, muito divertida e triste em alguns momentos. O autor dialoga com o leitor o tempo inteiro, o livro tem várias cenas de ação uma atrás da outra e tem várias canções ao longo da história que torna o livro muito mais poético, além das várias mensagens como a importância da amizade e a não julgar pelas aparências. Eu gostei muito do livro é incrível como a imaginação do autor não tem limites criando uma mitologia própria com criaturas diversas, reinos diversos e lugares que vão muito mais além, e pensar que ele criou essa história a partir de uma folha em branco em quanto corrigia provas de uma universidade que lecionava e escreveu "Numa toca no chão vivia um hobbit", pode se dizer que Tolkien era realmente um gênio.
Essa edição que eu li é toda ilustrada vou deixar algumas imagens aqui embaixo e é uma edição limitada que se não me engano já está esgotada. Essa história já ganhou uma adaptação para o cinema dividida em três partes que digamos um tanto polêmica e produzida pelo mesmo diretor de "O Senhor dos Anéis" que é o Peter Jackson, eu ainda não assisti aos filmes tive um pequeno problema mas assim que resolver e conseguir assistir eu farei aqui no blog um post separado falando sobre eles. 
O Hobbit foi uma das histórias que abriu as portas para o gênero fantasia e fez com que as pessoas parassem de pensar que fantasia é subliteratura, e inspirou muitas outras histórias que conhecemos hoje como por exemplo: Guerra dos Tronos, Harry Potter, As crônicas de Nárnia e por ai vai. Pra quem quer ler e conhecer melhor essas histórias comece pelo Hobbit, tenho certeza que você vai se encantar tanto quanto eu.
É isso, se você gostou deixe um comentário ou compartilhe e até mais!!

"- Nunca se ri de dragões vivos, Bilbo, seu tolo! 
disse consigo mesmo, e esse tornou-se mais tarde um de seus ditados favoritos e transformou-se depois num provérbio."



"Numa toca no chão vivia um hobbit. Não uma toca desagradável, suja e úmida, cheia de restos de minhocas e com cheiro de lodo; tampouco uma toca seca, vazia e arenosa, sem nada em que sentar ou o que comer: era a toca de um hobbit. e isso quer dizer conforto."








"- Assim, chega a neve depois do fogo, e mesmo os dragões chegam ao fim!"





LIVRO LIDO

O Hobbit
J. R. R. Tolkien/ Ilustrações de Jemima Catlin
Editora: wmf Martins Fontes
Ano: 2013/Páginas: 376


sábado, 19 de março de 2016

ALEXANDRE O GRANDE

Alexandre, O Grande

"Sem dúvida, Zeus é o pai de todos os homens, mas, por uma misteriosa predileção, ele escolhe os melhores para fazer deles seus filhos."


Sinopse: Alexandre teve uma vida curta e prodigiosa. Filho de rei, discípulo de Aristóteles, ainda muito jovem concebeu o projeto de uma monarquia universal que unisse os povos do Ocidente e do Oriente até o limite da Índia, então considerado a fronteira do mundo. Tornou-se rei com vinte anos de idade e se entregou a esse sonho.
Completou a obra do pai, Filipe, que começara a transformar uma região periférica em uma potência militar. Consolidou a liderança macedônia sobre o mundo grego. Desafiou e venceu o invencível Dario, rei dos persas. Realizou campanhas prodigiosas, tomou fortalezas inexpugnáveis, sitiou cidades poderosas, sempre em inferioridade numérica. Fez marchas impossíveis, atravessou montanhas, desertos e rios, alterou o rumo de batalhas que estavam perdidas e nunca foi derrotado. Foi generoso e cruel.
Conquistou as terras que hoje formam o Egito, a Península Arábica, a Síria, a Turquia, o Irã, o Afeganistão e a Índia. Miscigenou populações, religiões e culturas. Incorporou os vencidos ao exército e à corte. Fundou cidades. Abriu novas rotas terrestres e marítimas. Estimulou as trocas comerciais. Modernizou a administração. Financiou pesquisas científicas.
Morreu em 323 a.c, antes de completar 33 anos, quando se preparava para anexar toda a orla do Mediterrâneo. Sua morte e o posterior desmembramento do império abriram caminho para a ascensão de Roma. O mundo já era, definitivamente, outro: a cultura grega havia se difundido e, ao mesmo tempo, recebera a influência dos povos asiáticos. Começava o período helenístico, com a dissolução de identidades locais e o surgimento da ideia de uma humanidade homogênea, unificada pela cultura. 

"A Macedônia seria muita pequena para satisfaze-lo."

Esse livro é sem dúvida o mais completo sobre a trajetória de Alexandre, a riqueza de detalhes nas descrições impressionam.
Eu demorei bastante pra ler esse livro, a narrativa é bem lenta e devido a quantidade de nomes de cidades, regiões, povos, pessoas, as localizações de um lugar "X" que leva ao caminho "Y", estratégias de batalha, armas, torna a leitura arrastada, confusa e muito densa, não é um livro fácil de ser lido é cansativo confesso que tive bastante dificuldade pra ler e pensei em desistir várias vezes porque já não aguentava mais ver marcha atrás de marcha.
Mas apesar disso vale a pena a leitura, como fonte de informação o livro é riquíssimo em detalhes dando a impressão de que o autor esteve lá. Escrito em 1833 ele é considerado um livro definitivo sobre a história de Alexandre o grande, claro que muitas coisas nunca ficaremos sabendo se são verdadeiras ou não. Eu só conheci a história de Alexandre através do filme de 2004 com Collin Farrell e Angelina Jolie que é bom mas é uma história bem enxugada e contem algumas distorções. No filme Alexandre é retratado como um beberrão bissexual que supostamente tinha um relacionamento incestuoso com a mãe. 
Mas não é bem assim, Alexandre era sim influenciado pela mãe mas não tanto assim e Heféstion no livro era sempre mandado para cidades vizinhas enquanto Alexandre continuava em frente e, quanto a sua morte também não sabemos o que realmente aconteceu se ele ficou doente ou se foi envenenado e o autor também comenta que não há nenhum documento confiável atestando de fato quem assumiria seu lugar. Uma outra coisa que chama bastante a atenção também é a sua aparência, sabemos que Alexandre tinha mais ou menos 1,49 de altura e era branco com olhos azuis mais outros dizem que ele tinha Heterocromia ou seja olhos com cores diferentes, um era azul e o outro castanho, e que segundo Plutarco as estatuas feitas pelo artista grego Lísipo são as mais fiéis e que o próprio Alexandre havia proibido outros escultores de fazerem retratos seus e que somente Lísipo podia faze-lo.
Apesar de tudo Alexandre sem dúvida é uma das maiores figuras da história e que se não fosse por ele não teríamos conhecimento do mundo grego e de toda a sua cultura.
O livro vale a pena mas precisa de um pouco de paciência por ser difícil e cansativo, é um livro que precisa ser lido com calma e sem pressa, essa edição acompanha um mapa colorido mostrando toda a trajetória de Alexandre que ajuda na leitura.
É isso, se você gostou deixe um comentário ou compartilhe, até mais!!


"Outrora vós éreis miseráveis e erráveis através das montanhas com vossos rebanhos, sem teto, expostos aos ataques de trácios, tribalos e ilírios. Meu pai vos domiciliou em aldeias e cidades. Substituiu vossas peles de animais pelo uniforme dos guerreiros. Ele vos tornou senhores dos bárbaros da vizinhança. Abriu para a vossa indústria as minas do Pangaion e permitiu que vossos navios singrassem os mares. Pôs a vossos pés a Tessália, Tebas, Atenas e o Peloponeso. Exigiu, e obteve, a hegemonia suprema sobre todos os helenos para marchar contra os persas. Tudo isso fez Filipe. Grandes coisas por si mesmas; mas nada, quando comparadas ao que foi realizado depois."
Discurso de Alexandre às tropas macedônias na Babilônia.
  
Estatua de Alexandre feita                         Felipe II pai de Alexandre
por Lísipo

Alexandre e Heféstion




FILMES


1956                          2004





LIVRO LIDO

Alexandre o Grande
Johann Gustav Droysen
Editora: Contraponto
Ano: 2010/Páginas: 504

quarta-feira, 9 de março de 2016

O SEGREDO DE MAQUIAVEL

Resultado de imagem para o segredo de maquiavel

"Todos veem o que aparentas ser, mas poucos realmente sabem o que és, e esses poucos não se atrevem a se opor à sua opinião de muitos."

Sinopse: Pelas vielas de Ímola, na Itália do século XVI, não se escondem apenas as intrigas e os acontecimentos políticos obscuros do papado de Alexandre IV, o mais corrupto da história.
Nas sombras da cidade, são encontrados corpos de mulheres esquartejadas e decapitadas com precisão cirúrgica. A escolha dos locais em que são deixados, porém não é aleatória, e chama a atenção de ninguém menos que o engenheiro Leonardo da Vinci.
Naquela época também caminhava pelas repúblicas italianas Nicolau Maquiavel, o autor de O príncipe, que, por uma questão de amor e de destino, envolve-se na solução do caso das estranhas mortes.
César Bórgia, os temidos condottieri, feiticeiras... Ninguém queria se envolver nesta história. Mas Maquiavel não teve escolha.


"Tenha cuidado com a verdade que você procura."

Esse livro estava encalhado na minha estante acho que uns 2 anos e não dava nada por ele não, mas me surpreendeu.
A história começa com uma carta de Nicolau explicando os fatos que ocorrem a seguir, o livro é dividido em 4 partes e a primeira parte é narrado por Damiata uma prostituta que tinha um caso com o duque de Gandia, e da segunda parte em diante é narrado por Nicolau. O livro mistura suspense com terror, romance e um pouco de psicologia.
A narrativa é bem rápida e fluida sem pausa para o leitor respirar, o mais interessante é que todos os acontecimentos do livro são reais, o autor usou documentos e cartas que foram escritas pelos personagens e a partir dai desenvolveu sua narrativa. O autor não tem a menor pressa em nos dizer quem realmente matou e esquartejou as mulheres, tornando todos suspeitos até mesmo Leonardo. Nunca tinha lido um thriller e fiquei um pouco incomodada em algumas partes do livro por ser bem aterrorizador e por vezes macabro e que por não estar acostumada me deixou um pouco perturbada.
O Nicolau as vezes parecia um joguete que vem pra cá e vai pra lá mas que se torna uma pessoa fundamental pra desvendar o mistério, e pra isso ele vai precisar entrar na mente do Serial Killer. Gostaria que Leonardo tivesse aparecido um pouco mais e o Papa Alexandre IV também que foi uma personalidade rodeada de polêmicas ao longo da história. As questões políticas e o personagem que inspirou Maquiavel a escrever O príncipe apesar de serem polêmicas foram muito bem colocadas aqui, a complexidade da mente de Leonardo da Vinci e como ele era um carniceiro de mão cheia, chega a ser assustador. 
Um coisa importante do livro é sem dúvida a nota histórica onde o autor vai explicar quais foram as fontes usadas pra montar a história, cartas pessoais de Nicolau Maquiavel, documentos do período da Inquisição para inserir as bruxas na história,  e a explicação breve de como seria o perfil de um psicopata através de estudos feitos por um médico florentino da época que dizia que a psicopatia poderia ser um defeito no cérebro, a origem da palavra "Maquiavélico" e o que e quem inspirou Maquiavel a escrever "O príncipe", o que deixou um livro muito mais aterrorizante.
É uma história complexa, os personagens são complexos, por mais que se tenha documentos contando sempre ficará a dúvida do que ocorreu de verdade. O livro é repleto de conteúdo histórico muito bem descrito e narrado, e sem dúvida vale a pena a leitura. Pra quem gosta de história baseada em fatos reais com suspense, terror, Serial Killer e mistério esse livro é um prato cheio. Com certeza recomendo e muito a leitura.
É isso, se você gostou deixe um comentário ou compartilhe e até mais!!


"A sua necessidade é simplesmente a de destruir a vida, banquetear-se sem compaixão nem consciência no sofrimento de suas vítimas inocentes. Essa é a sua natureza desde que sua vida começou a acordar na barriga de sua mãe. Mas, de alguma maneira, você sempre conseguiu esconder sua face monstruosa por trás da máscara de homem."

Resultado de imagem para leonardo da vinci
Nicolau Maquiavel              Leonardo da Vinci

                                     Papa Alexandre IV                 César Bórgia
                                     (Rodrigo Bórgia)       
                                       Juan Bórgia                         Vitellozzo Vitelli
                                        Duque de Gandia

Mapa de Ímola feito por Leonardo

BOOK TRAILER


LIVRO LIDO

O mistério de Maquiavel
Michael Ennis
Editora: Benvirá
Ano: 2013/Páginas: 448

quinta-feira, 3 de março de 2016

MÉDICO DE HOMENS E DE ALMAS (A história de São Lucas)

Medico de Homens e de Almas

"Seguramente Deus escolhe seus servos ao nascerem, ou talvez antes mesmo do nascimento."
EPICTETO

Sinopse: Lucano, ou Lucas, o único apóstolo que não era judeu, nunca viu Cristo, e tudo o que está escrito em seu Evangelho foi adquirido por meio de pesquisas e dos testemunhos da mãe de Cristo, dos discípulos e dos apóstolos.
Mesmo assim, tornou-se o maior defensor da fé cristã e, como Saulo de Tarso (mais tarde Paulo, o apóstolo dos gentios), não acreditava que Nosso Senhor tinha vindo apenas para salvar os judeus. Justamente por isso, os dois homens encontraram muitas dificuldades com os primeiros discípulos de Jesus.
Lucas foi, antes de tudo, um grande médico, e quase todos os acontecimentos narrados neste livro são autênticos - o cenário do início da vida de São Lucas, a idade adulta e sua busca, bem como fatos relacionados á sua família.
A história de São Lucas é a história da peregrinação de todos os homens através do desespero e das trevas da vida, do sofrimento e da angústia, da dúvida e do cinismo, da rebelião e da desesperança até a compreensão de Deus.


"A doença não é apenas o homem inteiro, mas também a sua alma."

O que dizer do livro?
É uma biografia romanceada onde vamos acompanhar a vida de Lucano desde a infância até a fase adulta, desde o início Lucano se mostra uma criança diferente que encanta todos a sua volta. Ao longo da história vamos acompanhando seus medos, receios, os primeiros milagres, sua formação como médico, seu amadurecimento e seu ódio declarado a Deus e a sua transformação interna ao longo da história. 
O livro é muito bonito principalmente nos momentos quando Lucano faz os primeiros milagres que ele não acredita, são muito emocionantes e sensíveis ao mesmo tempo não tem como não se emocionar. Também as descrições de Roma na época são incríveis e muito bem feitas, o modo de vida das pessoas, a cidade e seus costumes até mesmo a política da época. Jesus é citado através de testemunho de pessoas que o conheceram. Vários filósofos são citados ao longo da narrativa, o livro também trás muitas questões interessantes em relação a política, religião, a briga entre a fé e a razão que fazem o leitor pensar.
O livro tem 699 páginas e precisa de muita paciência pra ler, ele é extremamente descritivo e que pode incomodar ao longo da leitura, o livro sofre várias oscilações na narrativa o que também  o torna extremamente cansativo e arrastado, próximo do final quando Lucano começa a escrever seu Evangelho acontecem algumas repetições nos testemunhos que por vezes fica chato quase desisti de ler, as passagens de tempo acontecem de uma hora pra outra e você nem percebe e isso me incomodou, a narrativa é bem lenta com uma linguagem arcaica o que torna a leitura um pouco enrolada.
Mas não posso tirar o mérito da autora que fez um trabalho incrível de pesquisa, não é atoa que o livro levou 46 anos para ser concluído, é um livro emocionante não nego mas que precisa de muita paciência e o leitor ao pegar para ler precisa ter consciência de que vai exigir um pouco do seu tempo. Apesar do altos e baixos é um bom livro e vale muito a pena ser lido e recomendo.
Bom é isso, se você gostou deixe um comentário ou compartilhe até mais!! 

"Se um homem olha com amorosa compaixão para seus semelhantes sofredores, e tomado de amargura indagar aos deuses: Por que afligis meus irmãos?, então ele é, sem dúvida alguma, olhado por Deus mais ternamente do que o homem que com ele se congratula por ser misericordioso e o deixar florescer com infelicidade, tendo só palavras de adoração para oferecer. Porque o primeiro reza por amor e piedade, atributos divinos, tão próximos do coração de Deus, e o outro fala pelo egoismo complacente, um atributo animalesco, que não se aproxima da luz envolvente do espírito de Deus." 





LIVRO LIDO

Médico de homens e de almas (A história de São Lucas)
Taylor Caldwell
Editora: Record
Ano: 2013/ Páginas: 699