"É uma verdade universalmente reconhecida que um homem solteiro, de posse de boa fortuna, deve estar atrás de uma esposa."
A história se passa na Inglaterra no final do século XVIII vai contar um pouco sobre a Elizabeth Bennet e sua família, os pais tiveram 5 filhas Jane, Elizabeth, Mary, Catherine e Lydia. O pai passava por dificuldades financeiras o que era muito complicado porque naquela época as mulheres não tinha direito a herança somente se tivesse filhos homens e no caso dessa família foram 5 meninas, a mãe era completamente obcecada pra casar as filhas, a vida dela era arrumar um bom casamento pra elas. Até que tudo muda com a chegada de um rapaz de família rica na cidade que é o Senhor Bingley um jovem muito bonito e simpático, e junto com ele vem o senhor Darcy que é arrogante, antipático e mal humorado. Durante um baile que acontece na cidade o senhor Bingley se apaixona por Jane a irmã mais velha de Elizabeth e a mãe vê uma boa oportunidade de casamento pra filha, já Elizabeth acaba se interessando por Darcy que a despreza no baile e por conta disso os dois passam a entrar em conflito e a partir dai a história se desenrola.
"- Você vai achar o senhor Darcy muito simpático.
- Deus me livre! Seria o maior dos infortúnios! Achar simpático um homem que você está decidia a odiar! Não deseje esse mal."
Gostei muito da Elizabeth ela é super inteligente e sempre tem uma resposta pronta com uma pitada de ironia na ponta da língua super decidida não deixa ninguém humilha-la, sem falar também do pai dela que é super engraçado. Foi a primeira vez que li Jane Austen gostei muito dos personagens e as criticas sociais que o livro traz mostrando a futilidade da época, os casamentos arranjados e que se mulher não soubesse costurar, desenhar e tocar piano não servia pra nada.
O que não gostei nesse livro foi justamente o romance, estava achando tudo muito divertido no começo mas depois... eu tinha dito aqui uma vez que detesto romances e que para eu gostar de um ele precisa ser muito bom, mas muito bom mesmo, existem adaptações para o cinema como a de 2005 com Keira Knightley e Matthew Macfadyen e gostei muito do filme achei bem fiel ao livro, a única coisa incomoda no filme é a interpretação de alguns personagens que foge bastante, e a outra adaptação é a série de 6 episódios de 1995 da BBC com Jennifer Ehle e Colin Firth que é perfeita.
Apesar de preferir bem mais o filme, eu indico o livro pra você que gosta de romance com um final feliz esse é uma boa pedida mas pra você ai que não gosta também pode ler pra passar o tempo é uma leitura leve, e divertida. Essa minha edição é da Penguin muito boa com uma fonte razoável apesar de ser uma capa simples sem orelha achei bem bonita e estava super em conta.
É isso, se você gostou deixe um comentário ou compartilhe e até mais.
"É razoável; mas não é bonita o bastante para me tentar." "Eu poderia facilmente perdoar o orgulho dele, se não tivesse ofendido o meu." |
FILMES
1940 1995
2005
LIVRO LIDO
Jane Austen
Editora: Penguin Books
Ano: 2011/Páginas: 576
Nenhum comentário:
Postar um comentário