"A maioria dos homens passa pela história sem chegar a fazer parte dela. Em pouco tempo, seus nomes são esquecidos, como se nunca tivessem existido. Outros fazem parte dela e, sem querer e até mesmo sem saber, tornam possível que apenas poucos de nós alcance a glória."
Sinopse: Nefermaat, nascido e criado na corte do faraó, é testemunha e vítima de uma conspiração tramada no palácio que o leva a viver situações surpreendentes. Sob a proteção da deusa Sekhmet, ele se torna um médico reconhecido. Graças aos seus estudos e aos ensinamentos de Anon, um sábio e peculiar babilônio, consegue aliviar as dores dos mais altos dignitários.
No entanto, o amor e a retidão de seu coração o levam ao exílio e a arriscar a própria vida, em uma aventura cujo principal protagonista é a história do Egito.
O que o poder e pessoas com muito poder podem fazer com a vida de uma pessoa, basta um segundo e tudo pode mudar.
Esse livro é bem diferente do que eu estou acostumada a ler, a história não traz cenas de ação ou batalhas épicas e guerras, nada disso. Apesar de ter um ponto importante que é essa conspiração que realmente aconteceu envolvendo a corte do faraó Ramsés III o livro conta como era a vida do povo egípcio, seus costumes, festas, tradições, a crença nos deuses e os rituais que eram feitos pra eles, e principalmente a forma como a medicina era praticada naquela época e a mistura entre religião e ciência.
E toda essa história gira em torno do protagonista que é o Nefermaat, que se torna um médico muito conceituado e que de repente se vê envolvido nessa conspiração e sua vida muda de uma forma drástica, ele é aquele tipico personagem sofredor. Rejeitado pela família, traído e abandonado pelos "amigos", é preso inocentemente e mandado para uma mina no meio do deserto pra cumprir pena com trabalho forçado, perde o nome e ainda é expulso de sua terra natal. E tudo isso acontece por causa do poder.
Nefermaat é um personagem que ao longo da história evolui de uma certa forma, apesar de ter que passar por tudo aquilo mesmo assim ele não muda sua essência, ele tinha todos os motivos pra se revoltar, odiar todo mundo mas não, ele é um personagem que traz muitos ensinamentos mostrando para o leitor o poder da retidão, humildade e amor.
O trabalho que o autor fez é incrível que foi pegar esse fato da conspiração na corte e ao mesmo tempo contar toda a história do povo e seu cotidiano no Egito e amarrar de uma forma muito bem feita, a única coisa que incomoda um pouco é a quantidade de deuses que são citados no livro apesar de ter notas de rodapé é difícil guardar o nome deles até porque eles não são tão conhecidos por nós como os deuses gregos. O livro é incrível muito bem escrito, a leitura é um pouco mais lenta porém fluida e fácil, as descrições são bem tranquilas é um livro sensacional e recomendo muito principalmente pra quem gosta do Antigo Egito.
É isso, se você gostou deixe um comentário ou compartilhe até mais!!!
LIVRO LIDO
A conspiração do Faraó
Antonio Cabanas
Editora: Bertrand Brasil
Ano: 2011/Páginas: 630