Pesquisar este blog

Inicio

sábado, 30 de dezembro de 2017

CATARINA, A GRANDE - Retrato de uma mulher

Imagem relacionada

"Ela se sentou no trono de Pedro, o Grande, e governou um império, 
o maior do mundo." 

Catarina nascida Sofia vivia na Alemanha do século 18 junto com seus pais, porém era maltratada pela mãe desde a infância, para se manter na nobreza a mãe arranjou um casamento para ela e o noivo é o futuro herdeiro do trono russo, Pedro III sobrinho da imperatriz Elizabeth da Rússia filha de Pedro, o Grande. Sofia com 14 anos vai para a Rússia e se converte a religião ortodoxa e se casa com Pedro, e a partir dai passa a se chamar Catarina II. Mas na verdade o casamento era para que Catarina gerasse um herdeiro e assim o poder de Elizabeth se manteria pois ela temia que sofresse um golpe de estado e fosse tirada do trono. Apesar de ambos não se amarem como homem e mulher eram muito amigos, mas a pressão para que Catarina gerasse um herdeiro ficava cada mais maior, mas o que ninguém sabia é que o casamento não foi consumado, então Catarina permaneceu virgem e infeliz no casamento por 9 anos. Pedro tinha atitudes infantis e maltratava seus criados e a relação dos dois foi ficando cada vez pior, foi a partir dai que Catarina arranjou seu primeiro amante e gerando assim seu primeiro filho e futuro herdeiro do trono russo, Paulo. Quando Elizabeth morreu Pedro tornou-se imperador, seu reinado foi curto porém cheio de fracasso e terror, e então começou a surgir planos para depor Pedro, e foi através de um golpe de estado que Catarina subiu ao trono se tornando imperatriz da Rússia. Durante toda a sua vida Catarina teve vários amantes, era adepta do Iluminismo. Com a ajuda de Gregório Alexandrovich Potemkin, o grande amor de sua vida conseguiu expandir seu império. Catarina foi muito mais do que uma imperatriz foi mulher, mãe e sempre lutou pelo seu povo. 

Imagem relacionada
"Meu orgulho natural tornava intolerável a ideia de ser uma pessoa sofrida. Eu costumava dizer que a felicidade ou o sofrimento só dependiam de nós mesmos. Se a gente se sente infeliz, supere isso e aja de modo que a felicidade seja independente de todos os eventos externos."

Mais um livro sensacional do K. Massie, sou suspeita pra falar.
É muito amor.
É a segunda vez que leio esse livro e me lembro que quando li a primeira vez eu tinha gostado porém tinha achado cansativo e arrastado e depois dessa releitura vejo que estava errada. A leitura não é nada arrastada e nem cansativa.
A narrativa do livro assim como a escrita do autor é bem fluída e o autor conta não só a vida completa de Catarina como também descreve muito bem como era a Rússia no século XVIII, os costumes da época, como o povo vivia, até que ponto a Revolução Francesa afetou o reinado de Catarina, a personalidade de Pedro III, as dificuldades da maternidade e suas relações amorosas.
Catarina foi realmente uma mulher notável de personalidade forte e corajosa, extremamente culta fez da Rússia um império, contribuiu com a arte, educação, leis, filosofia. Mostrando a importância do iluminismo e como influenciou sua vida, como ela lidava com a questão da escravidão na Russia que era um grande problema, apesar de muitos amantes ela só queria ser amada. Um fato que o autor não cita no livro mas pra quem gosta dos Romanov vai entender é sobre a linhagem dos Romanov.
É um livro fantástico que vale a leitura, apesar de Catarina ser considerada uma tirana ela trouxe boas contribuições para o povo Russo, e apesar de ela não gostar mereceu sim ganhar a alcunha de Grande.
É isso, se você gostou deixe um comentário ou compartilhe até mais!!!

Resultado de imagem para catarina a grande

"Foi uma figura majestática na era da monarquia. 
A única que se igualou a ela num trono europeu foi Elizabeth I da Inglaterra." 

Imagem relacionadaImagem relacionada 
Imperatriz Elizabeth,                       Imperador Pedro III
filha de Pedro, 
o Grande
Imagem relacionadaResultado de imagem para paulo filho de catarina
Imperador Paulo, filho de Catarina.
Resultado de imagem para Grigori Alexandrovich Potemkin
Gregório Alexandrovich Potemkin
o amor de Catarina

Resultado de imagem para catarina a grandeResultado de imagem para catarina a grande
Imagem relacionadaResultado de imagem para catarina a grande
Resultado de imagem para catarina a grande
Resultado de imagem para catarina a grandeResultado de imagem para catarina a grande
Imagem relacionadaResultado de imagem para catarina a grande
Resultado de imagem para catarina a grande
Imagem relacionada


FILMES

Imagem relacionadaImagem relacionada
1963                           19991
Resultado de imagem para catarina a grande filmeImagem relacionada
1995                            Série - (2014)




LIVRO LIDO

Catarina, a Grande - Retrato de um mulher
Robert K. Massie
Editora: Rocco
Ano: 2012/Páginas: 640

quinta-feira, 30 de novembro de 2017

A REAL ELIZABETH - Uma visão inteligente e intimista do papel de uma monarca em pleno século 21

capa_elizabeth_baixa


Sinopse: Elizabeth II comemorou, em fevereiro de 2012, seu Jubileu de Diamante - 60 anos como rainha da Grã-Bretanha. É justamente neste momento que o jornalista Andrew Marr volta sua pena sagaz à monarquia e à monarca, revelando o papel central que ela ocupa como chefe de Estado de 19 países, normalmente desconhecido do grande público. 
Com organização temática (em vez de cronológica), Marr disseca as relações políticas de Elizabeth II, especialmente aquelas com seus primeiros-ministros; examina suas responsabilidades e seu profundo comprometimento como chefe da Commonwealth. Sobretudo, lança seu olhar ao que exatamente ela faz - desde suas aparições públicas e inaugurações até reuniões com chefes de Estado e outros dignatários visitantes - e o porquê ela passa três horas por dia examinando documentos enviados de Downing Street.
Marr analisa ainda as dramáticas mudanças na mídia desde a ascensão ao trono, em 1952, e como a monarquia - a monarca - viram-se obrigados a mudar e se adaptar. Ele argumenta que, sob os vigilantes olhos da rainha, a monarquia britânica experimentou uma modernização intensa e sem precedentes para enfrentar as demandas da era moderna, desde o final da Segunda Guerra Mundial. Apoiado por pesquisa meticulosa e habilidade narrativa ímpar, Marr apresenta um retrato fiel e sem precedentes de Elizabeth II e também do seu reinado ao longo de seis décadas.

Imagem relacionada

Recentemente a Rainha comemorou 70 anos de casamento com o Príncipe Philip e agora um de seus netos o Príncipe Hanry anunciou que irá se casar. Com tantas noticias saindo sobre essa família nada melhor do que trazer um livro sobre eles.
Que eles despertam curiosidade isso é um fato, ainda mais em pleno século 21 e muitas perguntas surgem: O que ela faz? Qual a importância de uma rainha nos dias de hoje? E é ai que esse livro entra.
O autor usou muitos livros como fonte de pesquisa porém utilizou também entrevistas e conversas com pessoas que já trabalharam com a família ou até mesmo para a própria rainha e pessoas "próximas" a rainha, o que me deixou um pouco com o pé atrás; até que ponto essas fontes são realmente confiáveis? 
Mas isso não tira em nada o mérito de ser um livro muito bem escrito com uma narrativa rápida e fluida, com uma linguagem simples e fácil. A Rainha é uma mulher difícil de se decifrar e surpreendente o que faz com que o leitor nutra uma certa simpatia por ela, o leitor vai conhecer a fundo a história da Princesa Margaret a irmã da Rainha que na minha visão teve uma vida um tanto triste, e também a personalidade da tão amada Princesa Diana a eterna Lady Di. O livro também lança algumas questões em relação ao futuro da Grã-Bretanha se o Príncipe Charles chegar a assumir o trono, a Rainha já está a tanto tempo no trono ultrapassando sua ancestral a Rainha Vitória, e estamos tão acostumados a presença dela que é difícil imaginar a Inglaterra sem ela, e é aí que fica a pergunta. Como será quando ela se for?
Eu gostei bastante de ter lido esse livro e conhecido um pouco mais sobre a rainha e a importância que ela tem, recomendo bastante a leitura.
Mas deixando o livro de lado não podemos esquecer da série The Crown a tão aclamada série da Netflix que conta a história da Rainha Elizabeth II. Eu não tenho nem o que falar daquela série achei simplesmente incrível desde a fotografia, a trilha sonoro e os diálogos muito marcantes, estou na contagem pela 2 temporada que estréia dia 8 Dezembro e pra quem não viu, veja vale muito a pena. Vou deixar aqui em baixo indicações de documentários sobre os Windsor pra quem tiver curiosidade, todos disponíveis na Netflix. 
É isso, se você gostou deixe um comentário ou compartilhe até mais.

Imagem relacionada

Resultado de imagem para Elizabeth II

Imagem relacionadaImagem relacionada
Imagem relacionadaResultado de imagem para Elizabeth II
Resultado de imagem para Elizabeth II e familia
Resultado de imagem para Elizabeth II e familia
Resultado de imagem para Elizabeth II e familia

DOCUMENTÁRIOS
Resultado de imagem para the royal house of windsor netflixResultado de imagem para the royals netflix
Imagem relacionada

FILMES
Resultado de imagemResultado de imagem para w.e romance do século
2011                           2012
Resultado de imagem para a dama de ferroResultado de imagem
               2012                   Estréia em janeiro 
                       de 2018

SÉRIE
Resultado de imagem para the crownImagem relacionada
1º Temporada            2º Temporada 
                                                                                       Estréia dia 08 de 
                                                                                       dezembro
LIVRO LIDO

A Real Elizabeth - Uma visão inteligente e intimista do papel de uma monarca em pleno século 21
Autor: Andrew Marr
Editora: Europa
Ano: 2012/Páginas: 406

sábado, 14 de outubro de 2017

ELIZABETH I - Uma biografia

Resultado de imagem para elizabeth i livro

"No claustrofóbico mundo da corte dos Tudor, as palavras eram armas mortais."

Sinopse: Filha de Henrique VIII e Ana Bolena, Elizabeth I foi o quinto e último monarca da dinastia Tudor e a maior governante da história da Inglaterra, que sob seu comando se tornou a grande potência política, econômica e cultural do Ocidente no século XVI. Seu reinado durou quase 45 anos e sua trajetória, lendária, está envolta em drama, escândalos e intrigas.

Escrita pela jornalista e romancista Lisa Hilton, esta biografia apresenta um novo olhar sobre a Rainha Virgem e é uma das mais relevantes contribuições ao estudo do tema nos últimos dez anos. Apoiada em novas pesquisas, oferece uma perspectiva inédita e original da vida pessoal da monarca - rebaixada de bebê real a filha ilegítima após a decapitação da mãe -, e de como ela governou para transformar a Inglaterra de reino arcaico em um verdadeiro "Estado" moderno.

Resultado de imagem para elizabeth i

Este livro não é apenas uma biografia mas também uma narrativa histórica. A autora vai contar toda história de Elizabeth I desde seu nascimento até sua morte e nos conta também dados interessantes sobre Henrique VIII e Ana Bolena e sua morte, fatos sobre Maria I a meia irmã de Elizabeth além de contar também tudo sobre Mary Stuart rainha da Escócia.
O interessante do livro é que a autora deixa a todo momento um "Talvez" no ar, nunca saberemos a verdade sobre tudo o que aconteceu naquela época por que alguns documentos falam uma coisa outros falam outra. O que eu gostei muito nesse livro foi que a autora tentou focar não apenas na imagem da soberana mas na mulher que existia por trás da rainha, quem ela era na intimidade de seu quarto.
O livro fala muito sobre religião até por conta das brigas que existiam na época entre católicos e protestantes, a autora conta também o significado de Rainha Virgem, fala da maquiagem e do vestuário de Elizabeth e qual era a mensagem que ela queria passar ao usar determinado vestido ou joia, o que significa cada imagem ou detalhe das pinturas feitas de Elizabeth e várias outras curiosidades.
O livro é muito bem escrito tem uma narrativa deliciosa, apesar de ser uma biografia não é cansativa, a leitura é rápida e fluida, linguagem simples e de fácil entendimento. Eu gostei de mais desse livro após terminar fiquei com aquela vontade de ler novamente. Vale muito a pena e recomendo de olhos fechados, a edição está belíssima tem várias fotografias, incrível.
Para quem quiser saber mais sobre Elizabeth I e toda a dinastia Tudor, já indiquei uma vez e vou indicar novamente dois Blogs que é Rainhas Trágicas e Tudor Brasil que sabem tudo sobre os Tudor, vou deixar aqui em baixo o link dos dois blogs e das páginas no facebook vejam que vale muito a pena.
É isso, pra quem gostou deixa um comentário ou compartilhe até mais!!

Resultado de imagem para elizabeth i assinatura
Imagem relacionadaResultado de imagem para elizabeth i
Henrique VIII                                    Ana Bolena
Resultado de imagem para mary tudorResultado de imagem para elizabeth i
Maria I Tudor                                Mary Stuart Rainha 
                                                        da Escócia

Imagem relacionadaImagem relacionadaResultado de imagem para elizabeth i
Resultado de imagem para elizabeth iImagem relacionadaResultado de imagem para elizabeth i
Resultado de imagem para elizabeth iResultado de imagem para elizabeth i
Imagem relacionada
Imagem relacionadaImagem relacionada
Resultado de imagem para elizabeth i
Imagem relacionada
Tumba de Elizabeth I na Abadia de Westminster


Blog: Rainhas Trágicas
Facebook: Rainhas Trágicas

Blog: Tudor Brasil
Facebook: Tudor Brasil



LIVRO LIDO

Elizabeth I - Uma biografia
Liza Hilton
Editora: Zahar
Ano: 2016/Páginas: 416