"Da pena divina pingou a primeira gota de tinta. E aquela gota virou rio."
Sinopse: Habibi é a saga de dois escravos fugitivos, unidos e separados pelo destino, vivendo no limite que separa tradição da descoberta. Dodola, uma garota perspicaz e independente, foge de seus captores levando consigo uma criança. Eles crescem juntos no deserto, só os dois, vivendo num navio naufragado na areia. Em meio a sentimentos cada vez mais conflitantes, os dois passam o tempo contanto histórias.
Eu que sou curiosa e apaixonada pela cultura árabe e a religião islâmica não tenho palavras para descrever o que é Habibi, já estava cortejando essa HQ a alguns anos e posso dizer que valeu cada centavo.
A história não segue uma forma linear sempre intercalando o passado e o presente com histórias do Corão, o autor se inspirou na caligrafia árabe mostrando as formas e os desenhos comparando com os movimentos não só do corpo mas da natureza, usou também o próprio Corão dos muçulmanos pra contar as histórias onde temos uma noção de que não é tão diferente da religião cristã e as Mil e uma noites para o enredo do romance.
Os traços todos em preto e branco são bastante carregados e pesados mas ao mesmo tempo cheio de delicadeza e detalhes que você não sabe para onde olhar, além de ser muito visual são imagens que causam muitas sensações conflitantes. A todo o momento o leitor não sabe onde e em que época realmente a história se passa, é como se os personagens vivessem em dois mundos diferentes, o primeiro das Mil e uma noites e o segundo moderno e devastado pelo crescimento constante da civilização.
Além de uma história de amor é uma história cheia de reflexão sobre filosofia, religião e uma forte critica social, sobre o papel da mulher na sociedade e na religião, a auto mutilação e a prostituição não só como forma de sobrevivência e dos estupros, a forma como Dodola vive é bem pesado. Trás o racismo, escravidão e o estrago causado pelo homem cada vez maior na natureza, a sexualidade também é bem latente.
É uma HQ pra se ler aos poucos porque apesar de ter uma linguagem simples ela é ao mesmo tempo complexa por ser muito visual, não basta só olhar é preciso sentir cada imagem. É uma história que faz você pensar realmente, eu simplesmente me apaixonei e recomendo com todas as forças que você leia essa HQ. Eu vou deixar aqui embaixo algumas imagens pra você ter uma noção de como é, leia porque vale a pena.
É isso, se você gostou deixe um comentário ou compartilhe e até mais!!
"Todo bebê nasce chorando por saber que sua alma se separou de Alâ. E quando uma criança chora dormindo, é a alma a lembrar-se do pedaço da alma que se perdeu."
LIVRO LIDO
Habibi
Craig Thompson
Editora: Quadrinhos na cia.
Ano: 2012/Páginas: 672