Pesquisar este blog

Inicio

sábado, 30 de abril de 2016

NICOLAU E ALEXANDRA: O relato clássico da queda da Dinastia Romanov


"Tenho a firme, absoluta convicção de que o destino da Rússia - e o meu próprio destino e o da minha família - está nas mãos de Deus, que me pôs onde estou. Seja o que for que me aconteça, eu me curvarei à Sua vontade com a consciência de jamais ter tido qualquer pensamento além de servir ao país que Ele me confiou."
- Nicolau II

Sinopse: Em 1894, o jovem e ingênuo Nicolau assumiu o trono do Império Russo. Como se não bastasse a falta de preparo e temperamento adequados para a função, o novo czar ainda precisou lidar com a crescente agitação social que, por fim, resultaria na Revolução Russa de 1917.
A queda da Dinastia Romanov é bastante conhecida, porém, mais do que um relato político, Robert Massie revela aqui a história dos protagonistas do crepúsculo do grande império: o último czar e sua esposa. Depois que o pequeno Alexei, herdeiro do trono, nasce com hemofilia, o casal tenta esconder o fato do país e passa a confiar ao monge Grigori Rasputin a tarefa de tratar do menino. Fosse pelo despreparo, ou por receio de expor o filho, ambos se isolaram em sua vida doméstica. Porém, distantes e reclusos, foram incapazes de prever a crescente insatisfação popular. Quando ela chegou, já era tarde demais.
Nessa biografia definitiva, considerada um clássico contemporâneo, Massie combina de maneira extraordinária e cuidadoso trabalho de pesquisa ao relato instigante de um dos episódios mais decisivos do século XX. Um lembrete de que por trás dos grandes eventos e acontecimentos políticos encontram-se homens e mulheres de carne e osso, enfrentando escolhas e dilemas semelhantes a qualquer um de nós.

"A doença do czarevich lançou uma sombra sobre todo o período terminal do reinado do czar Nicolau II, e basta para explicar. Sem que parecesse, foi uma das principais causas de sua queda, pois tornou possível o fenômeno de Rasputin e resultou no fatal isolamento dos soberanos, que viviam num mundo à parte, totalmente absorvidos numa trágica ansiedade que precisava ser escondida de todos os olhares."
- Pierre Gilliard.
Tutor do czarevich Alexei

Depois de ler a incrível biografia da Catarina a Grande do mesmo autor não poderia deixar essa passar. Sempre tive muita curiosidade em saber sobre a família Romanov principalmente depois de ver a animação Anastasia de 1997 que foi inspirada na história da Grã-duquesa Anastacia Romanov uma das filhas de Nicolau que gera curiosidade até hoje.
O livro narra em detalhes toda a vida do czar Nicolau II, seus pais, seu casamento com Alexandra, suas filhas e a doença de Alexei e as personalidades de cada um e o envolvimento de Rasputin com a família Imperial, as descrições da Rússia na época são deslumbrantes e tristes aos mesmo tempo pois foi uma época bem conturbada. A simpatia do autor pela família contribuiu muito para a criação dessa obra rica em detalhes, a narrativa é bem fluida e fácil que faz com que o leitor mergulhe na história. 
Vamos acompanhar a história de amor de Nicolau e Alexandra através de cartas trocadas entre si que são emocionantes e cativantes (eles casaram por amor), o nascimento das 4 meninas Olga, Tatiana, Maria e Anastacia, o desespero principalmente da mãe ao descobrirem que o único herdeiro do trono, Alexei é hemofílico e suas dificuldades com a doença pois seus pais o proibiam de participar até mesmo de brincadeiras inocentes. A chegada de Rasputin um ser repulsivo só de olhar mas que exerceu uma grande influência na família imperial, a Rússia inteira sabia de sua fama de demônio mas que a imperatriz se recusava a acreditar. Uma das coisas que mais me irritaram foi quando Nicolau deixou Alexandra se meter em assuntos do reino, ela fazia tudo o que Rasputin mandava, ela trocava cartas com Nicolau o tempo todo mandando e desmandando sempre dizendo nas cartas: "Nosso amigo diz isso....", "Nosso amigo diz aquilo....", ela fazia tudo o que Rasputin mandava e por amor Nicolau acatava sua ordens, isso me incomodou de mais, essa cegueira absurda da imperatriz em não querer enxergar quem Rasputin era de verdade e isso só fez com que o império declinasse cada vez mais.
Uma das coisas que chamam bastante a atenção no livro é a morte de Rasputin, chega a ser uma coisa sobrenatural de tão absurda que é. O sofrimento da família após a abdicação de Nicolau também é terrível, quando eles ficam presos em sua própria casa eles passam por humilhações diversas e a situação vai ficando cada vez pior quando eles são levados para Ekaterimburgo que é quando eles começam a achar que as pessoas esqueceram deles, mas mesmo assim eles enfrentam tudo com dignidade e a morte da família é muito triste e a forma como aconteceu explica a lenda que gerou em torno disso, suposições de que Anastacia e Alexei poderiam estar vivos pelo fato dos corpos dos dois terem sido enterrados separados do restante da família, mas em 2007 os dois corpos foram encontrados dando fim a essas suposições.
O livro é espetacular, é uma biografia muito bem escrita e descrita com uma leitura envolvente, cativante e angustiante. Recomendo sem dúvida e para quem quiser saber um pouco mais sobre a família eu vou deixar o link do blog Rainhas Trágicas que trás uma matéria da Revista "Aventuras da história" falando um pouco sobre os Romanov e também posts com fotos e sobre os remanescentes da família, sigam o blog que é bem bacana.
É isso, se gostou deixe um comentário ou compartilhe e até mais!!

Nicolau e sua família (da esquerda para a direita): Olga, Maria, Nicolau,
Alexandra, Anastacia, Alexei e Tatiana.

"Se não houvesse Rasputin, não teria havido Lênin. Se isso é verdade, é também que, se não houvesse hemofilia, não teria havido Rasputin."

 
Nicolau II                                                Alexandra Feodorovna

Rasputin

  
Palácio Tsarskoye Selo em                          

Casa de Ipatiev em                                   Palácio Peterhof
Ekaterimburgo


FILMES

1956                           1971
1986                     19991
1996                                  1997
2003                          2013


Para saber mais sobre os Romanov sigam o Blog




LIVRO LIDO

Nicolau e Alexandra: O relato clássico da queda da dinastia Romanov
Robert K. Massie
Editora: Rocco
Ano: 2014/Páginas: 608

segunda-feira, 18 de abril de 2016

TRILOGIA - O SENHOR DOS ANÉIS



"Três anéis para os Reis-Elfos sob este céu,
Sete para os Senhores-Anões em seus rochosos corredores,
Nove para Homens Mortais, fadados ao eterno sono,
Um para o Senhor do Escuro em seu escuro trono
Na Terra de Mordor onde as Sombras se deitam.
Um Anel para a todos governar, Um Anel para encontrá-los,
Um Anel para a todos trazer e na escuridão aprisioná-los
Na Terra de Mordor onde as Sombras se deitam."

Sinopse: A Sociedade do Anel: Numa cidadezinha indolente do Condado, um jovem hobbit é encarregado de uma imensa tarefa. Deve empreender uma perigosa viagem através da Terra-média até as Fendas da Perdição e lá destruir o Anel do Poder - a única coisa que impede o domínio do Senhor do Escuro.

As Duas Torres: A Comitiva do Anel se divide. Frodo e Sam continuam a viagem, descendo sozinhos o Grande Rio Anduin - mas não tão sozinhos assim, pois uma figura misteriosa segue todos os seus passos...

O Retorno do Rei: A sombra dos exércitos do Senhor do Escruto cresce cada vez mais. Homens, anões e elfos unem-se para lutar contra a Escuridão. Enquanto isso, Frodo e Sam penetram na terra de Mordor, em sua empreitada heroica para destruir o Anel.


"Fico pensando - disse Frodo-  Acho que é meu destino ir para aquela Sombra lá adiante, então encontrarei um caminho. Mas quem irá indicá-lo a mim: o bem ou mal?"

Depois de tanto tempo li a trilogia O Senhor dos Anéis e estou até agora deslumbrada.
A primeira vez que tive contato com a história foi através dos filmes quando eles foram lançados em 2001 e fiquei encantada, alguns anos depois adquiri os livros e fiquei um pouco receosa em ler, muitas pessoas dizem que  são difíceis e muito arrastados e logo me bateu o medo. 
Não achei tão difícil assim, a narrativa é bem fluida mas em determinados momentos a leitura se arrasta e se você não insistir desiste na metade do primeiro livro e as descrições não me incomodaram, fiz a leitura intercalando com os filmes na versão estendida. 
A forma como os livros são divididos faz com que você conheça melhor os personagens e veja o seu crescimento ao logo dos livros e a jornada individual de cada um. Como no caso do Gollum que chega a ser fofo por incrível que pareça, apesar dele ser maldoso você percebe que em determinados momentos ele se esforça em ser bonzinho, as flechas do Legolas acabam, mas um personagem que ganhou meu coração foi o Gimli que faz a parte cômica da história, ele tem umas tiradas sensacionais é o chicletinho do Legolas (rsrsr) e o final dele é muito fofo confesso que até rolou uma lagriminha no canto do olho. Faramir também é muito amor, sem falar é claro na importância da presença do Sam ao lado do Frodo o tempo todo.
Foi muito bom poder acompanhar os personagens e toda história, fiquei impressionada em ver como a história se desenvolvia e quanto tempo demorava para cada coisa acontecer diferente dos filmes que é tudo muito rápido ele vai direto ao ponto.
Como por exemplo a saída do Frodo do Condado não acontece da noite para o dia, levou 17 anos para ir embora. Os filmes são fiéis aos livros claro que não 100% algumas coisas acontecem em uma ordem diferente e alguns personagens foram inseridos como no caso da Arwen que nem tem voz nos livros sua história completa aparece nos Apêndices e o Peter Jackson soube trabalhar muito bem isso  fazendo com que ela ganhasse espaço nos filmes, e as versões estendidas deixaram os filmes bem mais explicados e claro bem mais longos, principalmente O Retorno do Rei mas vale muito a pena pra quem estiver disposto a ceder algumas horas de seu tempo pra assistir. 
Chega a ser inacreditável pensar que tudo isso cabia na mente de um único homem, Tolkien era sem dúvida um gênio em conseguir criar todo um universo com seres diferentes e cada um com sua própria história, com uma língua própria e O Senhor dos Anéis é sem dúvida uma obra grandiosa não só pela história mas também por seus personagens e mensagens de amizade, respeito e esperança. Se eu recomendo? É claro e com todo prazer, pra quem quiser saber mais a fundo sobre o Tolkien e todas as suas obras vou deixar o link de três canais do youtube que são especialistas no assunto que é o Tolkien Brasil, Universo Tolkien e Tolkien Talk e se inscrevam, vou deixar também aqui em baixo um vídeo muito bom sobre a versão estendida dos filmes feito pelo André Carvalho do canal Criticando.
É isso, se você gostou deixe ou comentário ou compartilhe e até mais!!

"Não podemos conquistar vitória por meio das armas, mas por meio das armas podemos dar ao Portador do Anel sua única oportunidade, por mais frágil que seja."






Resultado de imagem para christopher lee saruman
R.I.P CHRISTOPHER LEE



"Tudo o que temos de decidir é o que fazer com o tempo que nós é dado."

FILMES
                                     2001                            2002                                    2003

Atenção Contém Spoilers


Trailer 
Completo


Se inscrevam nos canais 





 LIVROS LIDOS

O Senhor dos Anéis: A Sociedade do Anel
J.R.R. Tolkien
Editora: Martins Fontes
Ano: 2002/Páginas: 576

O Senhor dos Anéis: As Duas Torres
J.R.R. Tolkien
Editora: Martins Fontes
Ano: 2002/Páginas: 496

O Senhor dos Anéis: O Retorno do Rei
J.R.R. Tolkien
Editora: Martins Fontes
Ano: 2002/Páginas: 580